Quem somos

O RECONECTA provoca reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza. Apresentado por Rafael Duarte, jornalista, fotógrafo, documentarista e diretor criativo da Bambalaio, o podcast se propõe a sensibilizar a sociedade sobre como ela está sendo impactada pela crise ambiental e climática do planeta. A cada episódio especialistas, cientistas e comunicadores irão contextualizar as questões ambientais com o bem-estar humano e irão apontar caminhos e soluções que possam levar a um planeta mais saudável, durável e equilibrado para todas as espécies que habitam o planeta. Temas como a crise climática, desmatamento, recursos naturais, biodiversidade, políticas públicas ambientais, produção de alimentos, mobilização da sociedade civil e economia estarão entre os temas. A iniciativa tem produção da Bambalaio, com roteiro, apresentação e edição de Rafael Duarte e finalização e distribuição da Half Deaf. 

Ver todos episódios

Últimos episódios

#03 - Adriana Ramos e Maurício Bianco - A sociedade civil na luta pela conservação

No episódio #3 vamos falar do justamente do terceiro setor: as organizações da sociedade civil e o papel delas na luta pela conservação, na conscientização da população e no combate à degradação da natureza e dos recursos naturais. Para falar deste tema, o Rafael Duarte promove um bate-papo com a Adriana Ramos (Coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental, o ISA) e o Maurício Bianco (Vice-Presidente da CI-Brasil), representantes de duas organizações que possuem o bem-estar do ser humano e os direitos dos povos tradicionais no centro das suas missões. Qual é a importância das ONGs ambientais para o Brasil? O que elas fazem e como elas ajudam a preservar e conservar os nossos recursos naturais e defender a justiça social dos povos tradicionais do país?

Escutar agora
#02 - Carlos Nobre – Amazônia em risco e a crise do clima que precisamos resolver

No segundo episódio Rafael Duarte convida o climatologista Carlos Nobre, referência em mudanças climáticas, que fala sobre a teoria lançada por ele que prevê a “savanização da Amazônia” nas próximas décadas se a degradação da floresta seguir no ritmo atual. Ele aborda o impacto da democracia representativa nas questões ambientais, e faz alertas sobre os riscos de a degradação das florestas e das geleiras liberarem novos vírus que podem atingir os serem humanos com outras pandemias. Ele explica a importância da saúde da floresta Amazônica para o equilíbrio do clima e do bem-estar do ser humano e ressalta os principais fatores que ameaçam este importante patrimônio natural.

Escutar agora