Quem somos

O RECONECTA provoca reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza. Apresentado por Rafael Duarte, jornalista, fotógrafo, documentarista e diretor criativo da Bambalaio, o podcast se propõe a sensibilizar a sociedade sobre como ela está sendo impactada pela crise ambiental e climática do planeta. A cada episódio especialistas, cientistas e comunicadores irão contextualizar as questões ambientais com o bem-estar humano e irão apontar caminhos e soluções que possam levar a um planeta mais saudável, durável e equilibrado para todas as espécies que habitam o planeta. Temas como a crise climática, desmatamento, recursos naturais, biodiversidade, políticas públicas ambientais, produção de alimentos, mobilização da sociedade civil e economia estarão entre os temas. A iniciativa tem produção da Bambalaio, com roteiro, apresentação e edição de Rafael Duarte e finalização e distribuição da Half Deaf. 

Ver todos episódios

Últimos episódios

#09 - Migrantes ambientais – a realidade dos deslocados por eventos climáticos – com Erika Pires Ramos

Você já imaginou perder o seu lar ou ser forçado a sair da sua casa por efeitos das mudanças climáticas? No Brasil, 295 mil novos deslocamentos por desastres foram registrados em 2019 segundo a Organização Internacional para as Migrações. Para ajudar a esclarecer este universo de pessoas que são forçados a abandonar suas casas involuntariamente, Rafael Duarte conversa com a Erika Pires Ramos, fundadora da Rede Sul Americana para Migrações Ambientais, a RESAMA, uma das especialistas mais destacadas no Brasil neste assunto.

Escutar agora
#08 - As cidades e os humanos – o modelo das metrópoles deu certo? com Washington Fajardo

Você considera que vive bem e de forma saudável no espaço urbano onde mora? Este programa discute se deu certo o modo de vida urbano nas grandes metrópoles do ponto de vista ambiental e da qualidade de vida dos humanos. Para refletir sobre o tema, Rafael Duarte conversa com o arquiteto de urbanista Washington Fajardo, que faz paralelos entre as cidades do passado e do futuro. E comenta como as metrópoles podem fazer mau ou bem para a natureza.

Escutar agora