Últimos episódios

NEGRO DA SEMANA - Bradesco BRAVOZ #03 - Larissa Luz e Jean Lins

Transformar pessoas, crenças e a sociedade. O Bradesco, assim como eu, acredita que a arte é capaz de fazer isso. Ser agente de transformação é um dos motivos do Negro da Semana existir. E aí, que então, juntando este traço fantástico em comum, eu e o Bradesco estamos juntos no BRAVOZ, esta celebração da música e da arte no Brasil. Com o Bravoz, o Bradesco quer ser o parceiro do artista. Quer ajudar a transformar a sua arte em negócio.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Bradesco BRAVOZ #02 - Tuyo e Caroline Lima

Transformar pessoas, crenças e a sociedade. O Bradesco, assim como eu, acredita que a arte é capaz de fazer isso. Ser agente de transformação é um dos motivos do Negro da Semana existir. E aí, que então, juntando este traço fantástico em comum, eu e o Bradesco estamos juntos no BRAVOZ, esta celebração da música e da arte no Brasil. Com o Bravoz, o Bradesco quer ser o parceiro do artista. Quer ajudar a transformar a sua arte em negócio.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA ENTREVISTA - Olívia Araújo

Olívia Araújo tem sido vista com frequência em produções televisivas. Anteriormente vivendo a personagem Cesárea na novela da Rede Globo "O Tempo Não Pára", a atriz atualmente vive Vânia, mãe solteira que cria uma filha fruto de um relacionamento interracial em "Malhação: Toda Forma de Amar".

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Bradesco BRAVOZ #01 - Fióti e Juh Almeida

A arte transforma pessoas, crenças e a sociedade. Mais do que palavras que acreditamos, são valores que queremos potencializar. Por isso, para celebrar o Dia da Consciência Negra desse ano nasce Bravoz. Uma série multimídia que exalta as vozes de artistas negras e negros que criam e celebram a arte e a música genuinamente brasileira, sem abrir mão do protagonismo de seus próprios negócios, para que sejam ouvidos e respeitados.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Simunye Leroy Merlin - Tamiris

Novembro é o Mês da Consciência Negra. E a Leroy Merlin preparou uma série de ações junto com o Negro da Semana para enaltecer todo o nosso orgulho e a nossa história.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ubuntu JTI #05 - Luana Génot

Em cinco episódios muito especiais do Negro da Semana, criados em parceria com a JTI, estamos apresentando cinco grandes personalidades negras em suas diferentes lutas, fundamentais para nos conhecermos ainda melhor.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ubuntu JTI #04 - Lázaro Ramos

Levantar questionamentos, debater sobre discriminação, igualdade social, inclusão de negros e construção de estereótipos. Relembrar, enaltecer e homenagear figuras fundamentais da nossa luta.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ubuntu JTI #03 - Angela Davis

Pra entender e respeitar o importante Mês da Consciência Negra, precisamos, sim, ser didáticos e contar o porquê da importância desta data.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ubuntu JTI #02 - Martin Luther King

No Mês da Consciência Negra vamos falar sobre respeito, comunidade, generosidade, confiança, força.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ubuntu JTI #01 - Nelson Mandela

Novembro é o Mês da Consciência Negra, uma celebração que ganhou caráter mensal a partir da instituição do dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra — o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares — e data oficialmente instituída como lei a partir de 2001.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA Especial - Podcasters Negros

O que nos motiva como podcasters negros? Quais questões são urgentes para nós que sejam debatidas? O que representa nossa presença em um formato que não para de crescer no Brasil? Foi para responder a estas e muitas outras perguntas, nos aquilombarmos e celebrarmos nossa realidade como podasters que se admiram e nossa presença como convidados da primeira edição mundial do Spotify for Podcasters Summit, realizado nos dias 01 e 02 de novembro de 2019, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que nos reunimos para este encontro especial.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ep#17 - Sister Rosetta Tharpe

Quando a cantora Brittany Howard, vocalista do Alabama Shakes, pegou o microfone para introduzir Sister Rosetta Tharpe ao Hall da Fama do Rock And Roll em 2018, ela protestou “Está muito atrasado!”, se referindo, com toda a razão, ao tempo gigantesco que uma das criadoras do rock and roll levou para ser introduzida nesta que é a maior deferência ao gênero.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ep#16 - Sabotage

Mauro Mateus dos Santos, maestro da periferia, ator de cinema, traficante dos dois revólveres na cinta, namoradinho da Dalva, filho da guerreira dona Ivonete, devoto de Iemanjá e sobretudo um devoto do rap nascido na favela do Canão, zona sul de São Paulo, disse em sua última entrevista, publicada postumamente na Trip de março de 2003, que Chico Buarque poderia muito bem estar falando dele quando escreveu o samba “O meu guri”. “Aquilo era o meu retrato no morro”, contou Sabotage, ou simplesmente Maurinho, que se descrevia na entrevista como “o cara que olha nas bolinha dos zoio”.

Escutar agora
NEGRO DA SEMANA - Ep#15 - Zadie Smith

Zadie Smith ocupa um espaço muito específico: ela é um dos poucos escritores cuja ficção e não-ficção são igualmente apreciadas, cuja opinião sobre o mundo é procurada regularmente, simplesmente porque é dela. Ela é uma romancista respeitada, está no ramo há mais de 20 anos e ganhou inúmeros prêmios e aplausos. Ela esteve duas vezes na lista da revista Granta dos 20 jovens romancistas britânicos mais promissores, com menos de 40 anos, em 2003 e 2013. Desde que Dentes Brancos foi publicado, sempre houve uma dimensão adicional com Zadie - além do talento, além da fama. Ela foi rapidamente escalada como um totem geracional, um embaixador da vibrante Londres multicultural. E ela surge exatamente em um momento em que o cenário literário de ficção realista pós-moderna já estava sendo devidamente ocupado na América do Norte por aquelas jovens vozes brancas cuja maior preocupação era negar o legado hermético de nomes como Thomas Pynchon e John Barth. Foi ela

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#14 - Cartola

Cantor, compositor, violonista, poeta, sambista, boêmio e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, compôs mais de 500 canções, alguns dos mais belos sambas da música brasileira.

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#13 - Ruth de Souza

Ela foi a primeira atriz negra brasileira a pisar num palco.  A primeira atriz negra brasileira a protagonizar uma novela, em 1968.  A primeira atriz brasileira indicada ao premio de melhor atriz num festival internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça, no Festival de Veneza em 1954.  Ela abriu caminho para o artista negro no Brasil, tendo participado, ao lado de outras mulheres negras, do primeiro grupo de teatro negro a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela teve que superar preconceitos para tornar-se figura importante na cultura popular, na representação e representatividade da população negra na dramaturgia do país, deixando um legado, uma história incrível e portas abertas para todos os realizadores negros seguintes. A negra desta semana é Ruth de Souza Ouça. Conheça. Apresentação: Alessandro Garcia. (instagram.com/alegarcia) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _   Trechos neste episódio | Todos os direitos reservados:

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#12 - Stevie Wonder

Ele é considerado pela revista Rolling Stone como

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#11 - Erica Malunguinho

A personalidade deste episódio reclama que toda re

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#10 - Muhammad Ali

The Greatest of All Time. Um boxeador que voava co

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#9 - Leci Brandão

Em 2018 ela foi considerada a melhor cantora de sa

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#8 - James Baldwin

Um escritor negro e gay. Mas um escritor que nunca

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#7 - Elza Soares

A obra que Elza Soares edificou ao longo de sessenta anos de carreira é fogo, é melancolia, é sofrimento e é liberdade. Como há de ser o samba, como é a Elza Soares, e como é a mulher brasileira.  A obra de Elza empodera, toca na ferida, é aquele tapa na cara que dói, mas nos faz acordar. Suas criações mais recentes são a potencialização de uma carreira inteira: tratam de racismo, de misoginia, de transfobia.  No melhor momento de sua carreira, a voz de Elza Soares está rouca, rasgada, e parece sempre prestes a falhar, e exatamente por isso, está mais bela do que nunca. É uma cicatriz que mostra a força que ela precisou pra enfrentar o que enfrentou, e é bela, como as marcas da idade no seu rosto.  A melhor cantora do milênio, segundo a BBC, é uma mistura explosiva de Tina Turner e Celia Cruz.  Ela é dona de uma das 100 maiores vozes da música brasileira, segundo a revista Rolling Stone. E é mulher, negra, brasileira e feminista.   Ouça. Conheça. Apresentação: Alessandro Garcia. (instagram.com/alegarcia)

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#6 - Mano Brown

O líder do maior grupo de rap do Brasil. Um dos 100 maiores artistas da música brasileira segundo a Rolling Stone. Indicado ao Grammy Latino. Autor de raps que se tornaram leitura obrigatória do vestibular. Dono de uma obra que é sinônimo do processo de luta por reconhecimento e valorização da cultura negra. Um artista que contesta, com seus raps, a visão cordial e conciliatória com que a sociedade sempre tenta impor o mito da democracia racial. E cria uma identidade para o negro pobre, distante daquela alegoria de alegre e festivo, que se praticava até então, mas trazendo à tona, nos seus raps que denunciam, a imagem do preto, pobre e periférico que não aceita a subjugação e revida. Este episódio é sobre o cachorro louco da zona sul, o vida loka, o negro drama, o vagabundo nato, o mito do rap nacional, lenda viva da música negra brasileira. Conheça mais sobre a obra de Mano Brown.  Apresentação: Alessandro Garcia. (instagram.com/alegarcia) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  Trechos de músicas neste episódio: - "Voz Ativa" - "Capítulo 4, Versículo 3" - "Jorge da Capadócia" - "Pânico na Zona Sul" - "Hey Boy" - "Qual É" - "Introdução (Raio X do Brasil)" - "De onde Cê Vem" - "Fim de Semana no Parque"   - "Diário de Um Detento"    - Tô Ouvindo Alguém Me Chamar"   - "Fórmula Mágica da Paz"   - "1 Por Amor, 2 Por Dinheiro"  - "Vivão e Vivendo"   - Jesus Chorou"  - "Da Ponte Pra Cá"  - "Umbabarauma"  - "Preto Zica"  - "Somos O Que Somos"  - "Quanto Vale o Show" 

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#5 - Conceição Evaristo

Romancista, poetisa, contista e ensaísta. Vencedor

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#4 - Bill Withers

Cantor e compositor norte-americano de blues e sou

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#3 - Toni Morrison

Neste episódio, sabemos mais sobre a primeira escr

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#2 - Spike Lee

Este episódio apresenta o vencedor do Oscar 2019 e

Escutar agora
Negro da Semana - Ep#1 - John Coltrane

Conheça a história do maior sax tenor que o jazz j

Escutar agora