Últimos episódios

AntiCast 392 – “Essa reportagem é um tesão"

Após vazamentos no The Intercept Brasil, notamos indícios de que Moro e Dallagnol orquestraram partes importantes da Operação Lava-Jato. O que isso significa? O que mais deve vir por aí? Com Ivan Mizanzuk, João Carvalho, Virgínia (Mulher Tamarindo), Felipe Abal e Tathiana Chicarino

Escutar agora
AntiCast 391 – O Ano do Podcast no Brasil

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Caio Corraini (Maremoto), Ira Croft (Ponto G / Mundo Freak) e Gus Lanzetta (Half Deaf / Imagina Juntas) continuam o papo que começaram lá em 2017, no AntiCast 294, de 2017, conversando sobre o constante crescimento do podcast no Brasil. Comentamos sobre a pesquisa IBOPE que abordou podcasts e foi apresentada na Maratona Piauí + CBN de podcasts, o papel do Spotify e as empresas de podcasts que estão aparecendo e o perfil do público. E é bom lembrar: todo ano sempre será o ano do podcast no Brasil!

Escutar agora
AntiCast 390 – João e Tupa Retornam e Pistolam Contra o (des)Governo

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Tupa Guerra (Ponto G / Mundo Freak / Dragões de Garagem) e João Carvalho (Decrépitos / Revolushow) trazem atualizações sobre como estão suas vidas, existência de um museu do TCU, as surpresas (ou não) do governo Bolsonaro, mobilizações populares, ministros atrapalhados, gente que não precisa de muito para ser sensata e algumas outras fontes de desespero.

Escutar agora
AntiCast 389 – Os Estudantes Contra Bolsonaro

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Marianna Dias (presidenta da UNE) e Luiza Aquino (Diretora de Direitos Humanos da UNE) sobre o ato do dia 15 de Maio e atos futuros pela resistência contra os cortes na educação do governo Bolsonaro. Além disso, conversamos também sobre a história da UNE, sua configuração política, suas dinâmicas internas e conflitos no Brasil atual.

Escutar agora
AntiCast 388 – Bolsonaro contra a Educação

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho (RepúblicaCast), Thiago Hansen (Salvo Melhor Juízo) e Roberta Trancoso conversam sobre os cortes (ou ~contingências~) do governo Bolsonaro na edução brasileira. Qual será o efeito disso nas universidades federais? Isso tudo é chantagem para a reforma da previdência?

Escutar agora
AntiCast 387 – O Movimento Indígena Brasileiro

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Ana Patte, indígena brasileira oriunda do estado de SC e atualmente assessora da deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP). O que é o movimento indígena brasileiro atualmente? Quais suas principais demandas? Como se dá o debate sobre integração x proteção das culturas indígenas? Quais as maiores preocupações do movimento no atual governo Bolsonaro? E qual foi o objetivo do Acampamento Terra Livre que ocorreu recentemente em Brasília, entre os dias 23 e 27 de Abril?

Escutar agora
AntiCast 386 – O que é que vou Fazer com essa tal Liberdade de Expressão?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Virgínia “Mulher Tamarindo” (Alquimista Shop), Felipe Abal e Gabriel Divan (Viracasacas) conversam sobre as últimas polêmicas e atritos envolvendo o site Antagonista, a Revista Crusoé e o STF, especialmente após a decisão do ministro Alexandre de Moraes em retirar o conteúdo que citava o ministro Toffoli do site. Além de tudo isso, sobrou um tempinho também pra tentar ver a questão da sentença de Danilo Gentili no caso Maria do Rosário e se aquilo teria realmente algo a ver com liberdade de expressão, conforme ele tentou colocar.

Escutar agora
AntiCast 385 – Da Esperança ao Ódio

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista a pesquisadora Rosana Pinheiro-Machado, antropóloga e professora da UFSM. No início do ano de 2019, ela foi aos EUA fazer uma série de palestras em universidades para falar sobre a transição do Lulismo para o Bolsonarismo no cenário político brasileiro dos últimos anos.

Escutar agora
AntiCast 384 – A “Nova” Política Veio Com Defeito

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Beatriz Falcão e Ge

Escutar agora
AntiCast 383 – Tecnopolíticas da Vigilância

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Fernanda Bruno (Medialab / UFRJ) e Rodrigo Firmino (PPGTU / PUCPR), autores do livro “Tecnolopolíticas da Vigilância: Perspectivas da Margem”, lançamento da editora Boitempo. O que é a “tecnopolítica”? Como podemos pensar a questão da vigilância na América Latina? A que medidas devemos ficar atentos? >> 0h06min01seg Pauta principal Links Livro “Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem” https://www.boitempoeditorial.com.br/produto/tecnopoliticas-da-vigilancia-perspectivas-da-margem-842 Formulário de Interesse para próxima turma no curso online de Storytelling do Ivan https://docs.google.com/forms/d/18wmcM2vjIyRb0EaF

Escutar agora
AntiCast 382 – Marielle, Milícias e o vizinho do Bolsonaro

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Alcysio Canette (La

Escutar agora
AntiCast 381 – O que está acontecendo na Venezuela? (Parte 2)

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista a cientista social Aline Piva sobre o que está acontecendo na Venezuela. Como é a vida na Venezuela hoje? Como é o seu processo eleitoral? Sua democracia de fato está em risco? Quais as figuras do governo dos EUA que colocam em dúvida toda a pressão internacional que está ocorrendo para a queda de Maduro?

Escutar agora
AntiCast 380 – O que está acontecendo na Venezuela? (Parte 1)

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista o jornalista Lucas Berti sobre o que está acontecendo na Venezuela. Haveria um plano imperialista para a queda de Maduro? Ele é um ditador? As eleições de 2018 foram fraudadas? Ele deve cair? Juan Guaidó é confiável?

Escutar agora
AntiCast 379 – Bolsonaro, Bebianno e o WhatsApp

Neste programa, Ivan Mizanzuk, George Marques (Revista Forum), Tathiana Chicarino e Virgínia (Mulher Tamarindo) conversam sobre as últimas atrapalhadas do governo Bolsonaro no escândalo (?) Bebianno. Laranjas, conversas de WhatsApp, conspirações, Carlinhos bebê conforto pistola, enfim, só coisa boa nesse capítulo da novela Brasil. >> 0h03min10seg Pauta principal Links Formulário de interesse para a próxima turma de Storytelling (Abril ou Maio de 2019) https://docs.google.com/forms/d/18wmcM2vjIyRb0EaF

Escutar agora
AntiCast 378 – As Eleições do Legislativo

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Beatriz Falcão e o convidado Thomas Traumann analisam como foram as eleições na câmara dos deputados e no senado no dia 1 (e 2) de Fevereiro de 2019. O que esperar de Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre – e, principalmente, de Renan Calheiros? >> 0h03min21seg Pauta principal Links Eleições no Congresso são o canário da mina para o governo, diz Thomas Traumann https://www.poder360.com.br/opiniao/congresso/eleicoes-no-congresso-sao-o-canario-da-mina-para-o-governo-diz-thomas-traumann/ Formulário de interesse para a próxima turma de Storytelling (Abril ou Maio de 2019) https://docs.google.com/forms/d/18wmcM2vjIyRb0EaF

Escutar agora
AntiCast 377 – Brumadinho

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Sabrina Fernandes (Tese Onze) e o convidado Rafael Pinheiro conversam sobre o crime que ocorreu em Brumadinho-MG, com mais uma barreira da Vale estourando e matando pessoas. Como é a vida em Brumadinho? Qual a relação da cidade com mineradoras? O que aconteceu? Há semelhanças com o que ocorreu em Mariana? O que fazer a partir disso? >> 0h04min47seg Pauta principal Links Formulário de interesse para a próxima turma de Storytelling (Abril ou Maio de 2019) https://docs.google.com/forms/d/18wmcM2vjIyRb0EaF

Escutar agora
AntiCast 376 – Queiroz, Milícias, Marielle e Flávio Bolsonaro

Neste programa, Ivan Mizanzuk conversa com Alcysio Canette (Lado B do Rio) para entender exatamente sobre todo o rolo envolvendo as milícias do Rio de Janeiro e seus envolvimentos com a política. Como elas surgiram? Quando se tornaram um problema? Quais as suspeitas de relação delas com o extermínio da vereadora Marielle Franco? E como que isso parece estar ligado com o Queiroz e, portanto, com Flávio Bolsonaro?

Escutar agora
AntiCast 375 – Negócios de Impacto e Transformação Social

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Etienne Du Jardin (Somos B / NFL Luluzinha Club) sobre modelos de negócio de impacto e transformação social. O que é exatamente esse modelo de empresas privadas que apostam em ações sociais? Quais as diferenças para empresas que realizam ações filantrópicas ou ONGs? Seria essa uma tendência para o futuro próximo?

Escutar agora
AntiCast 374 – Bolsonaro: os 10 Primeiros Dias

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho (RepúblicaCast), Beatriz Falcão e Amanda Audi (The Intercept Brasil) discutem alguns dos pontos mais marcantes dos dez primeiros dias da presidência de Jair Bolsonaro, tais como sua cerimônia de posse, restrições à imprensa, ataque a jornalistas, posse dos ministros, mudanças de políticas públicas e toda a discussão em torno de supostas cortinas de fumaça.

Escutar agora
AntiCast 373 – Black Mirror: Bandersnatch

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara discutem “Bandersnatch”, o filme interativo de Black Mirror. O que o Charlie Brooker queria com esse filme? A questão é explorar metanarrativas? O que isso implica para o universo de Black Mirror? É um bom filme? É filme ou jogo? Links Mapa de Decisões de Bandersnatch complexo https://i.redd.it/d0bpn1v1g6721.png Mapa de Decisões de Bandersnatch mais simples https://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s

Escutar agora
AntiCast 372 – Black Mirror: S04E06

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara conversando sobre “Black Museum”, o quinto episódio da quarta temporada de Black Mirror. Quantas referências do universo de Black Mirror você identificou neste episódio? Aliás, está tudo no mesmo universo mesmo?

Escutar agora
AntiCast 371 – Black Mirror: S04E05

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara conversando sobre “Metalhead”, o quinto episódio da quarta temporada de Black Mirror. Estaríamos todos perdidos com o desenvolvimento da Inteligência Artificial? Devemos estabelecer limites para ela? E afinal, esse é um bom episódio ou não?

Escutar agora
AntiCast 370 – Entrevista com Chico Felitti, o autor de “Fofão da Augusta?”

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Chico Felitti, jornalista que produziu uma das matérias mais impressionantes de 2017 acerca do artista de rua Ricardo Corrêa da Silva, o icônico personagem da rua Augusta na cidade de São Paulo. Quão grande foi a repercussão desta matéria? O que mudou na vida de Ricardo após ela? E na vida do Chico? Como será o livro e o filme que sairão a partir desta história? Será que há espaço para mais matérias desse tipo no Brasil? Como produzir materiais desse tipo?

Escutar agora
AntiCast 369 – A Rememoração da Intentona Comunista

No dia 25 de Novembro de 2018, o General Villas Boas, Comandante do Exército Brasileiro, fez um tweet mencionando que a Intentona Comunista de 1935 seria rememorada. Ninguém entendeu direito o que ele quis dizer com aquilo, então Ivan Mizanzuk juntou-se com Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal), Thiago Hansen (Salvo Melhor Juízo), Beatriz Falcão e Rodrigo Elias (Passadorama) para tentar entender o que que foi aquilo.

Escutar agora
AntiCast 368 – Narrativas Africanas

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Ale Santos acerca das formas e conteúdos das narrativas africanas. O que elas são exatamente? Suas estruturas são parecidas com as europeias? Como foi o estudo das narrativas africanas pelo olhar europeu? O que mudou após a década de 1950? Qual a importância das histórias africanas serem contadas por africanas? E como contar a história de Palmares?

Escutar agora
AntiCast 367 – Making of Caso Evandro

Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Hannah Cliton, Luis Izalberti e Samuel Borges conversam sobre os bastidores da produção do “Caso Evandro”, a nova temporada do podcast Projeto Humanos. Como que conhecemos esse caso? Qual era o volume de informações que tínhamos que trabalhar? Como funciona o acesso a processos criminais no Brasil? O que podemos esperar dessa nova temporada? (o programa foi gravado em agosto de 2017, data original de lançamento do Caso Evandro, mas que teve que ser adiada. explicamos com mais detalhes sobre isso na introdução)

Escutar agora
AntiCast 366 – Podcasts em debate: transformação social e poder democrático

Este programa foi gravado ao vivo no dia 29 de Setembro de 2018 em São Paulo-SP, na Tapera Taperá, com realização da editora Boitempo, AntiCast e Ponto G. Foi um encontro de vários podcasters progressistas discutindo sobre democracia, política, produção de conteúdo e vários outros temas pertinentes a este ano que foi 2018 no Brasil. Foram duas mesas com diversos podcasters, diante de uma plateia bastante expressiva e um evento que ficou para a história.

Escutar agora
AntiCast 365 – Saldo Geral das Eleições 2018

Neste programa, Ivan Mizanzuk e João Carvalho comentam sobre o resultado das eleições 2018 para presidente e governador, analisando também a configuração do legislativo e o que se deve esperar do governo Bolsonaro. O programa foi gravado ao vivo na PUC MG, no dia 29 de Outubro de 2018, e contou com a participação da plateia fazendo perguntas.

Escutar agora
Conheça a Half Deaf

O Anticast agora é parte da Half Deaf, a network d

Escutar agora
AntiCast 364 – Caixa 2 do Bolsonaro e Reta final das Eleições

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos / Revolushow) e Carapanã (Viracasacas) conversam sobre a denúncia do Caixa 2 do Bolsonaro, a campanha de desinformação da nova direita brasileira em ataques coordenados, o TSE abaixando a cabeça e tudo mais que tem nos deixado malucos.

Escutar agora
AntiCast 363 – A Democracia Brasileira está em risco com Bolsonaro?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal) e Júlia Matos (Pod Explica America) se aprofundam na questão sobre governos autoritários eleitos democraticamente. Por que isso ocorre? Como é a relação de militares em processos democráticos na América latina? O que pode acontecer num governo Bolsonaro que seria um sinal antidemocrático, dado seus discursos históricos?

Escutar agora
AntiCast 362 – Autoritarismo Democrático: Fujimori e Erdoğan

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Stella e Renata Azevedo conversam sobre casos de governos autoritários que foram eleitos democraticamente: o governo de Fujimori no Peru (1990-2000) e Erdoğan na Turquia (2003-atual). Apesar de suas particularidades, todos possuem algumas características em comum: o medo de alguma ameaça interna, a necessidade de intensificação de forças de pressão, ataques constantes à imprensa, o desejo de eliminação da oposição e um forte clamor popular. Será que um eventual governo seguiria essa linha?

Escutar agora
AntiCast 361 – Primeiro Turno: resultados e análises

Neste programa, analisamos os votos do primeiro turno no legislativo e no executivo. Quais foram as surpresas no legislativo e o que devemos esperar no segundo turno entre Haddad e Bolsonaro?

Escutar agora
AntiCast 360 – Debate na Globo

Neste programa, analisamos como foram as perfomances dos candidatos à presidência no debate ocorrido na Rede Globo, no dia 4 de Outubro de 2018. Comentamos também sobre o crescimento de Bolsonaro, o que isso significa no cenário político brasileiro e como se desenham os próximos 4 anos.

Escutar agora
AntiCast 359 – Debate na Record e um pouco de Delírio

Neste programa, analisamos como foram as perfomances dos candidatos à presidência no debate ocorrido na Rede Record, no dia 30 de Setembro de 2018.

Escutar agora
AntiCast 358 – Debate no SBT e Glória!

Neste programa, analisamos como foram as perfomances dos candidatos à presidência no debate ocorrido no SBT, no dia 26 de Setembro de 2018.

Escutar agora
AntiCast 357 – Debate TV Aparecida e a Pinicadinha

Neste programa, analisamos como foram as perfomances dos candidatos à presidência no debate ocorrido na TV Aparecida, no dia 20 de Setembro de 2018.

Escutar agora
AntiCast 356 – Eduardo Suplicy e a Renda Básica de Cidadania

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Eduardo Suplicy, atual candidato ao senado pelo estado de São Paulo. A conversa centrou-se em entender o que é o seu projeto de Renda Básica de Cidadania, assinado em 2004 pelo então presidente Lula. (E, claro, não podíamos encerrar sem momentos musicais)

Escutar agora
AntiCast 355 – Guilherme Boulos

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Guilherme Boulos, candidato a presidência pelo PSOL. A conversa abordou temas como foco na agricultura familiar, segurança pública, mobilização social e democracia direta.

Escutar agora
AntiCast 354 – Debate TV Gazeta e o Jogo de Truco

Neste programa, analisamos como foram as perfomances dos candidatos à presidência no debate ocorrido na TV Gazeta, no dia 9 de Setembro de 2018.

Escutar agora
AntiCast 353 – Ataque a Bolsonaro, Temer Vlogueiro e Entrevista Lula

com: Ivan Mizanzuk – http://twitter.com/mizanzuk Leo Rossato – https://twitter.com/nadanovonofront / http://teolabcast.net.br Roberta Trancoso – http://twitter.com/anarcobs Sabrina Fernandes – https://twitter.com/safbf/ / http://youtube.com/teseonze

Escutar agora
AntiCast 352 – Lula

Este programa é uma parceria entre o AntiCast e a Boitempo Editorial, contando com uma entrevista de 3 horas com Lula, retirada de um material em áudio inédito feito a partir de cerca de 10 horas de entrevistas conduzidas por Ivana Jinkings (editora da Boitempo), Juca Kfouri, Gilberto Maringoni e Maria Inês Nassif, para a produção do livro “A verdade Vencerá: o povo sabe por que me condenam”. Como o áudio reúne trechos de material vasto, em alguns momentos há pausas no áudio que marcam um corte. As sessões foram gravadas no Instituto Lula em fevereiro de 2018 e o livro foi lançado em março, tendo passado semanas nas listas de livros mais vendidos de todo o país. O livro já foi publicado em inglês, espanhol e italiano e em breve deve sair ainda em outros idiomas. Apresentação: Ivan Mizanzuk

Escutar agora
AntiCast 351 – Gleisi Hoffmann e as estratégias do PT

AntiCast 351 – Gleisi Hoffmann e as estratégias do

Escutar agora
AntiCast 350 – Influenciadores Digitais e Eleições #PiauíGate

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho, Ira Croft (Ponto G) e Virgínia (Mulher Tamarindo) conversam sobre a polêmica que estourou no último final de semana acerca dos influenciadores digitais que estavam sendo pagos para postar conteúdo político de esquerda no Twitter. Alguns sabiam que era para o PT, outros não, e muitos de seus seguidores estranharam o conteúdo de suas postagens. O PT está por trás disso mesmo? Como era o esquema de postagem? Isso configura crime eleitoral? E além disso, quais seriam os problemas nessa estratégia de comunicação?

Escutar agora
AntiCast 349 – Debate da RedeTV! e Colinha na Mão

Neste programa, analisamos como foram as perfomances dos candidatos à presidência no debate ocorrido na RedeTV!, no dia 17 de Agosto de 2018.

Escutar agora
AntiCast 348 – Debate da Band e URSAL

Neste programa, analisamos como foram as perfomances dos candidatos à presidência no debate ocorrido na Band, no dia 09 de Agosto de 2018.

Escutar agora
Debatendo Debates [AVISO]

Texto com todas as informações citadas: http://ant

Escutar agora
AntiCast 347 – Juca Kfouri: Política e Esportes

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Jacquelina Lima (Lulucast) entrevistam Juca Kfouri, uma das vozes mais importantes do jornalismo brasileiro, especialmente em suas abordagens acerca das relações entre política e esportes. Será mesmo que os jogadores de futebol são alienados politicamente? Por quê? Como explicar a relação de algumas figuras esportivas com ideologias mais conservadoras? Como pensar o esporte como política pública? Além dessas questões, aprenda a ser considerado petista por Tucanos e tucano por petistas.

Escutar agora
AntiCast 346 – Eleições 2018: Internet, TV, Bolsonaro sem vice, Alckmin não decola

Neste programa, Ivan Mizanzuk, George Marques e Marcos Marinho conversam sobre as últimas atualizações da corrida presidencial brasileira de 2018. O chamado “Centrão” (que na verdade não é centro) se decidiu por Alckmin. O que isso significa? Bolsonaro tenta emplacar um vice, mas não consegue – ao mesmo tempo que, paradoxalmente, se sai super bem nas pesquisas de intenção de votos, especialmente em cenários que não contam com o Lula. E falando em Lula, será que o PT já tem um plano B? E a Marina, o que acontece?

Escutar agora
AntiCast 345 – Geralzão do Trump: Suprema Corte, Imigração e Supremacistas Brancos

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Carapanã e Júlia Matos discutem alguns dos pontos mais comentados dos últimos meses do governo Trump. Mudanças na Suprema Corte americana, que agora terá maioria republicana por muito tempo (e gerrymandering); políticas de imigração cada vez mais duras contra pessoas não-brancas; estamos vendo o fim do império americano e/ou o início de Handmaid’s Tale?

Escutar agora
AntiCast 344 – Descriminalização do Aborto no STF [#ADPF442]

Neste programa, Ivan Mizanzuk, a advogada Aline Hack (Olhares Podcast) e Izis Morais, assistente social e doutora em antropologia, conversam sobre a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 442 que está acontecerá nos dias 3 e 6 de Agosto no STF acerca da descriminalização do aborto no Brasil. Seria esse o momento mais avançado da discussão da interrupção de gravidez no Brasil? Quem essa discussão visa atender? Quem participará dela? Como se mobilizar politicamente em torno dessa discussão?

Escutar agora
Mudanças Importantes no AntiCast

Essa semana não tem programa (por motivos de: alunos do Ivan que ficaram de final), mas o Ivan tem notícias importantes para passar para vocês sobre novos rumos do AntiCast.

Escutar agora
AntiCast 343 – Jornadas de Junho: 5 anos depois

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista a jornalista Tiana Maciel Ellwanger, autora do livro “Jornadas de Junho - 5 anos depois”. Fruto de sua dissertação de mestrado em comunicação, e contando com uma consulta de mais de 600 fontes, o livro é mais uma proposta para tentarmos entender quais foram os efeitos daquelas manifestações para os dias de hoje, focando nas diferenças de narrativas entre o que foi veiculado no Jornal Nacional e a novidade jornalística da época, o Mídia Ninja. >> 0h04min02seg Pauta principal Links Formulário para Curso de Storytelling do Ivan em Agosto https://goo.gl/NBnzdb Compra do livro http://www.autografia.com.br/loja/pre-venda

Escutar agora
AntiCast 342 – Black Mirror: S04E04

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara conversam sobre “Hang the DJ”, o quarto episódio da quarta temporada de Black Mirror. Seria o objetivo desta história fazer uma crítica aos relacionamentos contemporâneos através de aplicativos? Ele defende que “o amor verdadeiro salva”? Seria um Deus Ex-Machina? E se você nunca leu A História da Sexualidade de Foucault, se prepare para uma aula inteira sobre o assunto.

Escutar agora
AntiCast 341 – Os Diários Secretos

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Kátia Brembatti, jornalista da Gazeta do Povo, em Curitiba-PR. Em 2010, ela foi uma das vencedoras do prêmio Esso de jornalismo por conta da série de matérias intitulada “Diários Secretos”, um trabalho de investigação de vários jornalistas que acabaram quase que por acidente descobrindo um esquema de desvio de verbas através da contratação de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do Paraná.

Escutar agora
AntiCast 340 – Fernando Haddad

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo (2013-2017) e ex-ministro da educação (2005-2012). Sendo um dos nomes mais cotados para uma eventual candidatura à presidência no lugar de Lula, aproveitamos a oportunidade para questioná-lo acerca de alguns dos temas mais polêmicos sobre os governos Lula e Dilma: o modelo de conciliação de classes do governo Lula pode ser considerado um modelo de esquerda? Quais as diferenças da sua visão política para a do Lula? Lula ainda é candidato? Seria possível uma chapa com Ciro Gomes?

Escutar agora
AntiCast 339 – Os Caminhoneiros que Pararam o Brasil

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Jaqueline Ganzert, Thales Nogueira e Leandro Tavares conversam sobre a paralisação dos caminhoneiros que parou o Brasil nos últimos dias. Como ela começou? Quais as demandas? Como chegamos neste ponto? O que mudou na Petrobras após o governo Temer? Como foram as negociações? As soluções foram boas? Foi greve ou locaute?

Escutar agora
AntiCast 338 – Como estão as pesquisas Presidenciais?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Luana Karen e Leo Rossato (TeolabCast) discutem alguns resultados das últimas pesquisas da CNT e da Datafolha em intenção de voto para presidente. Será que Bolsonaro chegou no teto? O que o PT está armando? A esquerda tem alguma chance? Alguém está correndo por fora? Quanto tempo vai demorar para este programa ficar desatualizado?

Escutar agora
AntiCast 337 – O(s) Marxismo(s)

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano (Revolushow), João Carvalho (Decrépitos), Sabrina Fernandes (Tese Onze) e Marília Moschkovich continuam a conversa sobre Marx, desta vez falando sobre seu legado teórico. Qual a diferença entre literatura Marxista e Marxiana? Qual é a tal treta entre heterodoxos, ortodoxos e dogmáticos? Por que “feminismo marxista” é um assunto que gera tanta polêmica? É possível colocar quatro marxistas numa sala e ninguém sair brigado?

Escutar agora
AntiCast 336 – Karl Marx: Vida e Obra

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano (Revolushow), João Carvalho (Decrépitos), Sabrina Fernandes (Tese Onze) e Marília Moschkovich aproveitam o bicentenário do nascimento de Karl Marx para contar um pouco sobre sua vida e obra. Como era sua família? Qual o contexto em que ele viveu? O que o diferenciava dos socialistas do século XIX? E qual o legado de suas ideias?

Escutar agora
AntiCast 335 – A Mamãe é Rock, Punk e Feminista

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista a escritora feminista Ana Cardoso, autora do best-seller “A Mamãe é Rock” e que agora está lançando “A Mamãe é Punk”, dedicado à experiência de criar filhos e filhas adolescentes. Como é falar sobre feminismo num meio em que ainda há tantas barreiras sobre os papéis das mulheres? Quais os desafios de ter filhos e filhas adolescentes nos dias de hoje? E se quiser escrever, quais os passos que deve seguir?

Escutar agora
AntiCast 334 – Black Mirror: S04E03

Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara discutem “Crocodile”, o terceiro episódio da quarta temporada de Black Mirror. Será que Charlie Brooker trolou a gente? O que ele quis dizer com este episódio? Até que ponto a memória constrói a realidade? Até que ponto os fatos estão acima da memória?

Escutar agora
AntiCast 333 – Economia à Esquerda, com Laura Carvalho

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista a economista, professora, pesquisadora e autora Laura Carvalho. Recentemente anunciada como integrante da equipe que discutirá as estratégias da pauta econômica da pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) Laura Carvalho explica como é possível pensar num projeto progressista aliado ao desenvolvimento econômico de um país. Quais seriam os caminhos? O que já foi feito que deu certo? Onde o Brasil errou nos últimos anos? E quais serão os maiores desafios econômicos que o executivo brasileiro enfrentará nos próximos 4 anos?

Escutar agora
AntiCast 332 – O dia que Lula se Entregou

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos) e Larissa Coutinho (Revolushow) discutem sobre a prisão de Lula, o tempo recorde da decisão de Moro e aproveitam para avaliar o que que o ex-presidente poderia ter feito enquanto estava no poder para hoje em dia não ser uma figura tão controversa na esquerda brasileira. Por sinal, o que será que o PT fará agora para as eleições (se ocorrerem, né)?

Escutar agora
AntiCast 331 – Lula: Habeas Corpus no STF

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Virgínia (Mulher Tamarindo), Carapanã e Gabriel Divan (Viracasacas) conversam sobre o julgamento do STF acerca do Habeas Corpus do Lula. E aí? Continua valendo prisão após 2ª instância? O que significa isso? (Pauta principal já começa no começo mesmo =P )

Escutar agora
AntiCast 330 – Manuela d’Ávila

AntiCast 330 – Manuela d’Ávila by AntiCast

Escutar agora
AntiCast 329 – Como se Mobilizar Politicamente?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Luiza Braga (Lado (B)lack), Marília Moskowichz e Sabrina Fernandes (Tese Onze) explicam as formas e maneiras pelas quais alguém pode agir diretamente na política no local onde mora, desde o seu bairro até participações em partidos políticos. Este programa é em memória e homenagem às lutas de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi executada no último dia 14 de Março. Se você quiser agir de alguma forma, mas não sabe por onde começar, este programa é para você.

Escutar agora
AntiCast 328 – A Fragmentação da Esquerda Brasileira, com Sabrina Fernandes

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Sabrina Fernandes (Tese Onze), professora, pesquisadora e doutora em Sociologia, com tese escrita sobre a fragmentação da esquerda brasileira. Como as jornadas de Junho de 2013 já apontavam sinais de rachas na esquerda? Como elas se fortaleceram nas eleições de 2014? O impeachment da Dilma mudou alguma coisa? Como estão as dinâmicas internas atuais no PT, PSOL, PDT e PCdoB? Existe alguma chance da esquerda para as eleições que estão por vir? O que podemos supor do vídeo que Lula fez para Guilherme Boulos? Este programa faz parte da campanha #OPodcastÉDelas2018. Para mais informações, acesse http://opodcastedelas.com.br.

Escutar agora
AntiCast 327 – Direito Penal Internacional com Ana Luisa Demorais Campos

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Ana Luisa Demorais Campos, professora e pesquisadora especializada em Direito Penal Internacional e Direitos Humanos. Além da sua experiência acadêmica, ela narra sobre o tempo em que passou na Holanda, trabalhando em casos penais referentes a ex-Iugoslávia, seu tempo morando em Sarajevo, sua preocupação com Direitos Humanos e seu projeto de doutorado que envolve pesquisa sobre ditaduras em parte da América Latina e as experiências de resoluções (ou falta delas) nestes locais.

Escutar agora
AntiCast 326 – Aquela Que Sacou Tudo Já em Junho de 2013

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Marília Moschkovich, socióloga que ficou famosa na internet em 2013 após a vitalização de seus textos sobre as jornadas de junho. No que ela estava pensando na época para ter visualizado a possibilidade de um golpe? Como ela analisa a atuação do PT no governo nas gestões Lula e Dilma? E o que esperar de 2018? Será que vai ter eleição? Ou estamos entrando cada vez mais em um estado de excessão? Este programa faz parte da campanha #OPodcastÉDelas2018. Para mais informações, acesse http://opodcastedelas.com.br.

Escutar agora
AntiCast 325 – Intervenção Militar no Rio

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos / Revolushow), Luana Karen, Cecília Olliveira (The Intercept Brasil / Fogo Cruzado) e Alcysio Canette (Lado B do Rio) conversam sobre a violência no Rio de Janeiro e a decisão do presidente Michel Temer em realizar uma intervenção federal de natureza militar no estado. Isso vai resolver alguma coisa? Por que no Rio de Janeiro? Por que foi tomada essa decisão? Quais os efeitos esperados dela? O que deveria ser feito para resolver o problema da violência urbana? Seria isso um indício de que haverá um golpe militar?

Escutar agora
AntiCast 324 – Black Mirror: S04E02

Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari, Rafael Ancara e Rosiane Freitas conversam sobre “Arkangel”, o segundo episódio da quarta temporada de Black Mirror. Como a sociedade de vigilância e controle influencia a criação dos filhos? Até que ponto deve-se deixar uma criança ter contato com os males do mundo? Você instalaria um arcanjo na sua filha?

Escutar agora
AntiCast 323 – Holocausto Brasileiro, Cova 312 e Boate Kiss: entrevista com Daniela Arbex

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Daniela Arbex, jornalista investigativa e autora dos livros “Holocausto Brasileiro”, “Cova 312” e “Todo Dia a Mesma Noite”, o seu mais novo trabalho lançado recentemente pela editora Intrínseca, tratando sobre a tragédia que ocorreu na Boate Kiss em 2013. Conversamos sobre seu método de trabalho, seu faro para encontrar histórias poderosas, causos de bastidores, consequências positivas e negativas de se fazer trabalhos investigativos de profundidade e muita inspiração pra quem quer fazer grandes narrativas.

Escutar agora
AntiCast 322 – Os 100 Anos da Revolução Russa [EPEP 32]

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Débora Veiga Ruiz apresentam um fantástico episódio produzido pelo É Pau É Pedra, podcast colaborativo dos patrões e patroas do AntiCast. Quem eram os bolcheviques? Qual a participação das mulheres? Qual o legado dessa revolução que mudou os rumos do século XX? Estas e outras questões nesse podcast realizado por várias mãos e vozes.

Escutar agora
AntiCast 321 – Lula: o amanhã está chegando?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Luana Karen, Sabrina Fernandes (Tese Onze), Virgínia (Mulher Tamarindo) e Gabriel Divan (Viracasacas) comentam sobre a condenação do Lula em segunda instância pelo TRF-4. A propaganda do PT dizendo que não há provas é verdadeira? A celeridade com que o caso foi tratado é estranha? Lula vai ser preso? Vai concorrer? O PT tem plano B?

Escutar agora
Projeto Humanos: Atualização

Não tem AntiCast essa semana por causa da produção do Projeto Humanos. Ivan Mizanzuk aproveita para explicar como está indo.

Escutar agora
AntiCast 320 – Trump: Fofoquinhas de Fogo e Fúria!

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Júlia Matos e Carapanã conversam sobre o livro “Fire and Fury”, do de Michael Wolf, um trabalho que busca expor uma série de fofocas sobre como é a administração Trump vista de dentro. Quais são os cabos de guerra que acontecem por lá? O Trump parece uma criança que não consegue se concentrar em nada? Quem de fato manda na Casa Branca? E será que o livro é confiável?

Escutar agora
AntiCast 319 – Black Mirror: S04E01

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari discutem “USS Calister”, o primeiro episódio da 4ª temporada de Black Mirror! O episódio é legal? Ainda é “muito Black Mirror”? A galhofa estilo Star Trek das antigas pode ter incomodado muita gente? Quais as inovações que existem nesse episódio em relação ao conceito de clones virtuais? Quais os potenciais que esse episódio possui para um spin-off?

Escutar agora
AntiCast 318 – Kurt Vonnegut: Guerras, Sarcasmo e Alienígenas

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Bolivar Escobar e Livia Koeppl conversam sobre Kurt Vonnegut, um dos autores mais críticos, divertidos e desesperadores do século XX. Como é possível falar de guerra de uma forma cômica e trágica ao mesmo tempo? Como é possível notar sua genialidade de estilo em apenas algumas frases? Como fazer ficção científica sem saber que é ficção científica? O que é o Bokononismo?

Escutar agora
AntiCast 317 – Assédio no Mercado Publicitário

Neste programa, Ira Croft (Ponto G / Mundo Freak), Anna Castanha (Iden), Ana Passarelli (Passa dos 30) e Marcela Ponce de Leon (Baseado em Fatos Surreais) debatem o assédio nosso de cada dia no mercado publicitário, seja sexual, moral ou, principalmente, oculto. Dentro desse cenário, vamos falar sobre a famigerada crônica "Assédio" do jornalista Stalimir Vieira, publicada no PropMark, e o quanto isso impacta na cultura do assédio no ambiente de trabalho. Além disso, vamos falar das nossas experiências e o que vemos, e MUITO, de casos e mais casos de pessoas que sofrem assédio no mercado publicitário. Apresentado por Ivan Mizanzuk.

Escutar agora
AntiCast 316 – Decolonialismo

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Pedro Ferrari se perguntam: é possível produzir um pensamento independente dos processos históricos de colonização? Se sim, como? Essa é a proposta do conceito de decolonialismo, especialmente na América Latina e África. Como nós nos constituímos como sujeitos? Quais nossas identidades? O que há de diferente na nossa forma de participar do mundo? O que podemos aprender através do contato com culturas que fazem parte do nosso meio mas que não são colocadas tanto em evidência?

Escutar agora
AntiCast 315 – Eleições 2018: Pré-Análise

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Thiago Hansen (Salvo Melhor Juízo), Luana Karen e George Marques (The Intercept Brasil) batem um papo sobre o que está se desenhando para as eleições presidenciais do ano que vem. Como Alckmin se tornou o candidato mais viável do PSDB? Bolsonaro é uma ameaça? O que pode acontecer se Lula for preso? Algum outro nome corre por fora?

Escutar agora
AntiCast 314 – Leonardo da Vinci

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Gustavot Diaz e Vivi (Vivieuvi) conversam sobre a vida e obra do mestre da renascença Leonardo da Vinci. Como foi sua formação artística? Qual era a treta com o Michelangelo? Por que a Monalisa é tão fascinante? Quais foram os erros que o gênio cometeu? Sua obra “Salvator Mundi” vale mesmo os 450 milhões de dólares que foi arrematada em leilão?

Escutar agora
AntiCast 313 – Da onde vêm as ideias da Nova Direita?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos / Revolushow), Júlia Matos e Carapanã conversam sobre algumas das fontes que a tal da Nova Direita (ou Alt-Right) tira seus conceitos. Da onde vem a ideia de Globalismo? Como que eles acham que George Soros planeja implantar um comunismo globalista? Os judeus ainda são inimigos? Ou agora são os muçulmanos? Ou agora são os dois? E como que o comunismo globalista de Soros age em tudo isso?

Escutar agora
AntiCast 312 – Psicogeografia e Teoria da Deriva

Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Luiz Monte, arquiteto e professor cuja pesquisa envolve os conceitos de Psicogeografia e Teoria da Deriva, oriundos da Internacional Situacionista, uma das últimas vanguardas modernistas do século XX. Seria possível pensar a cidade como uma grande tela onde o cidadão comum pode fazer sua pintura? Como é que o simples andar pela cidade pode ser um ato estético? De que forma uma experiência diferenciada da cidade pode ser uma crítica ao Capitalismo? Quem eram os inimigos dos Situacionistas?

Escutar agora
AntiCast 311 – História Africana: Guiné e Cabo Verde, séculos XVI e XVII

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Luiza Braga (Lado (B)lack) recebem a historiadora Beatriz Carvalho dos Santos. O que sabemos sobre os povos africanos do início da Era Moderna? Existem documentos escritos por eles ou as fontes disponíveis hoje foram escritas pelo homem branco europeu? Como se desenvolveu o tráfico de escravos? Como eram os processos de escravização? Quantas identidades étnicas e linguísticas deviam existir?

Escutar agora
AntiCast 310 – Trabalho Escravo no Brasil

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Grecia Augusta (As Mathildas), Piero Locatelli (Repórter Brasil), Jeff Nascimento (Conectas) e Ligia Lila (É Pau É Pedra) comentam sobre a portaria do Trabalho Escravo que foi publicada no dia 13 de Outubro e derrubada alguns dias depois pela ministra do STF Rosa Weber. O que exatamente é o trabalho escravo contemporâneo? Quais eram os problemas da portaria? Quem a defendia? Por quê? O que deve acontecer no futuro?

Escutar agora
AntiCast 309 – Big Data e Marketing Político

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho, Igor Alcantara (Mundo Freak) e Rosiane Correia de Freitas (Curitiba na Hora) conversam sobre o anúncio da chegada ao Brasil da Cambridge Analytica, agência que é citada como a principal responsável pela eleição de Trump nos EUA por conta do seu planejamento de comunicação em redes sociais. Será que essa metodologia funciona no Brasil? Como seriam as adaptações? Como funciona esse uso de dados?

Escutar agora
AntiCast 308 – O Paraíso Perdido, de John Milton

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Tupa Guerra (Ponto G / Mundo Freak) ganham uma aula de Renata Meints, cuja pesquisa envolve o poeta John Milton em sua obra mais famosa: “O Paraíso Perdido”, publicada pela primeira vez em 1667 e responsável por moldar boa parte do nosso imaginário coletivo acerca de Lúcifer, Inferno e a guerra celestial entre anjos e anjos caídos. Qual a importância de Milton para a literatura inglesa? Como essa narrativa é montada? Como (e por quê) Lúcifer se rebelou?

Escutar agora
AntiCast 307 – Religiões de Paródia

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Andrei Fernandes, Marcos Kellers Juliana Ponzilacqua (Mundo Freak / Ponto G / Magickando) e Mateus Mognon (Adrenaline) conversam sobre as religiões mais divertidas do mundo (especialmente quando o mundo insiste em querer unir Estado com religião). Quem você prefere? Um personagem de Overwatch? O monstro de espaguete? Relaxar? Gatos? Escolha (ou monte) a sua!

Escutar agora
AntiCast 306 – Lei Antiterrorismo (e o cara da Uva)

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal) e João Carvalho (Decrépitos/Revolushow) conversam sobre o histórico da polêmica lei antiterrorismo brasileira, aprovada alguns meses antes das olimpíadas de 2016, e a atual proposta de mudança na lei de autoria do memético senador Lasier Martins. Será que de fato há preocupação com terrorismo internacional? Ou no fundo há o risco de criminalização de movimentos sociais?

Escutar agora
AntiCast 305 – O programa das VINHADA [BERRO!!!]

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Luiza Braga (Lado (B)lack), Danilo Carreiro (HQ da Vida), Aline Koroglouayn (Transmissão [É Pau É Pedra]) e Lorena Olaf Furter (YouTube / OWWP) conversam sobre o complexo e diversificado mundo LGBT+. Quais são os grupos mais representados? Quais as tretas internas? O que mais se ouve de crítica? Quais as gírias internas? O que aprender com RuPaul’s Drag Race?

Escutar agora
AntiCast 304 – Queermuseu: Arte e Moral

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari (Não Obstante), Gustavot Diaz e Clarice Sena conversam sobre a polêmica exposição “Queermuseu”, realizada no Santander Cultural de Porto Alegre com o intuito de expor obras que dialogavam sobre identidades de gênero, e fechada antecipadamente após pressão do MBL por conta de denúncias de que havia obras que promoviam pedofilia, zoofilia e desrespeito a imagens cristãs. As pessoas entendem o que é arte hoje em dia? Elas devem entender? A culpa é da arte moderna? A discussão é política? Financiamento público para eventos culturais é algo absurdo?

Escutar agora
AntiCast 303 – Trump: geralzão dos últimos meses

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho e Júlia Matos comentam alguns dos eventos mais marcantes desses últimos meses da gestão de Donald Trump. Por que tanta gente está saindo da sua equipe? Isso é normal? A treta da Rússia já passou? Vai rolar guerra com Coreia do Norte? Ele termina o mandato?

Escutar agora
AntiCast 302 – Distritão e Sete dias com Fufuca

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho, George Marques e Helena Borges (The Intercept Brasil) discutem sobre todo o papo de Distritão que está rolando em Brasília, as possibilidades de novas denúncias contra Temer, a delação de Funaro e, claro, Fufuca.

Escutar agora
Aviso Importante

Ivan Mizanzuk traz um recado importante sobre o An

Escutar agora
AntiCast 301 – Nazismo é de Esquerda?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano e o convidado Diego Miranda de Andrade perdem duas horas de suas vidas falando o óbvio pra um mundo que enlouqueceu. >> 0h13min24seg

Escutar agora
AntiCast 300 – Memes e Gifs de Gatinhos

Neste programa comemorativo, Ivan Mizanzuk, Luiza Braga (Lado(B)lack), Tupa Guerra (Ponto G / Mundo Freak), Zamiliano (Revolushow), João Carvalho (Decrépitos) e Júlia Matos discutem a etimologia dos memes, falam sobre vídeos que te deixam mais feliz e acho que não chegam a falar tanto assim de gifs.

Escutar agora
AntiCast 299 – Heresias Medievais

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Tupa Guerra (Ponto G / Mundo Freak) e João Carvalho (Decrépitos) conversam sobre Heresias Medievais. O que eram elas? Quais as mais antigas? Quais as nossas preferidas? Quem foi pra fogueira, quem escapou e quem quase rodou?

Escutar agora
AntiCast 298 – Mulheres Podcasters

Neste programa especial, as podcasters Ira Croft (Ponto G; Mundo Freak), Priscila Armani (O Que Assistir), Bárbara Nickel (Coisas Que a Gente Cria; Talvez seja isso), Sally Mustang (TPMcast; Dose de Chocolate) e Isabel Wittmann (Feito por Elas) falam sobre a produção de conteúdos para podcasts. Qual o objetivo do podcast, dicas sobre técnicas de produção, áudio ou vídeo. Esses e outros questionamentos sobre como fazer podcasts e como outras mulheres podem começar a produzir o seu. Compartilhe este programa, e outros programas com mulheres, com a hashtag #mulherespodcasters e ajude a divulgar o trabalho feito por mulheres na mídia podcast.

Escutar agora
AntiCast 297 – Lula Condenado, Temer Denunciado, Reforma Trabalhista e Retorno de Aécio

Neste programa, Ivan Mizanzuk, George Marques (The Intercept Brasil) e Nikolai Olchanowski comentam os últimos acontecimentos de Brasília: o retorno de Aécio Neves, que havia sido afastado após gravações comprometedoras; a denúncia contra Temer, que se segura como pode para passar todas as reformas que está planejando, tal como a Trabalhista; Rodrigo Maia começa a se articular para se presidente do Brasil; e a condenação de Lula a 9,5 anos pelo juiz Sérgio Moro. Será que o amanhã está chegando? Ou só depois de 2018?

Escutar agora
AntiCast 296 – O Top 3 DEFINITIVO de Emo Gringo

Neste programa Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara (Visual+Mente), Pablo Sarmento (Terra Zero) e a convidada Fran Mazzaroto montam o ranking das músicas mais fodas daqueles tempos mais simples que foi o Emo. Se tudo der certo, todo mundo vai se sentir ofendido ao ouvir.

Escutar agora
AntiCast 295 – Analisando Palavrões e Ofensas

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Andrei Fernandes (Mundo Freak) entrevistam Marina Legroski, linguista pesquisadora que se dedica a entender como são utilizados e compreendidos palavrões e ofensas. Os dois termos são iguais? Qual são os temas mais comuns quando se quer xingar alguém? Como lidar com a necessidade de xingar alguém num período em que pautas ditas “politicamente corretas” se tornam mais presentes? Quais palavrões deveriam voltar a ser mais usadas?

Escutar agora
AntiCast 294 – Podcast é a Mídia que mais Cresce nos EUA! E o Brasil?

Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe Ira Croft (Ponto G/Mundo Freak), Caio Corraini (Jogabilidade) e Ulisses Neto (NBW) para conversarem sobre o aumento da receita publicitária nos podcasts dos EUA no último ano e projeções para 2017 que apontam o podcast como a mídia que mais cresce no país. O que falta para isso acontecer no Brasil? Indo além da monetização, como profissionalizar o meio? Quais formatos explorar? Quem deve produzir?

Escutar agora
AntiCast 293 – Como fundar o seu próprio País?

Neste programa, Ivan Mizanzuk aprende com João Carvalho (Decrépitos) e Ana Luísa Demoraes Campos quais são as formas de se fundar uma nação. Qual é a definição de um país? Quais são os exemplos de tentativas mais notórios atualmente? E quais os mais idiotas? Por fim, montamos um ótimo plano para a fundação do Mizanzuquistão.

Escutar agora
AntiCast 292 – Relembrando Junho de 2013

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcela Teonilia de Almeida e Marcelo Pereira (SINDIFES) tentam relembrar o espírito de junho de 2013, quando todo mundo foi pra rua – uns sabendo o que queriam e outros nem tanto assim. Para isso, leem alguns dos textos que mais viralizaram na época, escritos no calor do momento.

Escutar agora
AntiCast 291 – O que está acontecendo com o Qatar?

No dia 05 de Junho de 2017, seis países do Oriente Médio (Bahrein, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Iêmen e Líbia) cortaram relações com o Qatar, acusando o país de fomentar o terrorismo na região. Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos) e Filipe Nobre Figueiredo (Xadrez Verbal) discutem sobre essa atitude, tentando entender os motivos reais e as possíveis repercussões.

Escutar agora
AntiCast 290 – Brasília é o lugar ideal pra protestos?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Isabel Wittmann (Feito por Elas), Thiago Hansen (Salvo Melhor Juízo), Pedro Ferrari (Projeto Humanos) e Gabriela Cascelli Farinasco (Arquitetas Invisíveis) se perguntam: o quão difícil é protestar em Brasília? Ela é muito longe? Seus espaços são facilmente ocupáveis pela população? O projeto modernista de Lucio Costa e Oscar Niemeyer proporcionam um ambiente mais democrático ou acabam controlando mais a população?

Escutar agora
AntiCast 289 – Os áudios de Temer e Aécio

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Luana Karen (A Voz do Brasil) e George Marques (The Intercept Brasil) analisam os conteúdos das gravações realizadas por Joesley Batista, do Grupo JBS, com o presidente Michel Temer e o senador afastado Aécio Neves. Que crimes exatamente estão evidentes naquelas conversas? Como Temer está se defendendo? O que representa o conflito de versões entre a Globo e a Folha de São Paulo? Temer aguenta até o final do mandato?

Escutar agora
AntiCast 288 – Temer Caiu? & Ciberataques pelo Mundo

Programa duplo! Na primeira parte, Ivan Mizanzuk recebe Fabio Assolini (Segurança Legal), Paulo Higa (Tecnoblog) e Iuri Mieras para entender o que exatamente foi o ataque do WannaCry, o ransomware que afetou computadores em mais de 100 países, exigindo resgates pelos arquivos criptografados de vários usuários. Aproveite e saiba também como se proteger e entenda que essa é uma ameaça que você tem que ficar atento no futuro. Na segunda parte, Ivan Mizanzuk, João Carvalho e Luiza Braga comentam sobre a mais nova bomba que caiu em Brasília: as gravações feitas por executivos da JBS nas quais Michel Temer confirma propina a Eduardo Cunha e Aécio Neves pede 2 milhões de reais. O que vai acontecer agora? Uma verdadeira catarse para marcar o momento.

Escutar agora
AntiCast 287 – Lendo Textos Políticos de Empreendedores de Palco para o João

Neste programa, Ivan Mizanzuk lê textos políticos escritos por empreendedores famosos para o João Carvalho (Decrépitos), com ajuda da Luiza Braga (Lado (B)lack) pra gente ficar ainda mais desgraçado da cabeça. Tem muita reclamação de vitimismo, viagens no tempo, reclamação da CLT e ideias fantásticas do tipo “que tal fazer greve no feriado, hein?”. Enfim, acredite no seus sonhos! Vai dar tudo certo!

Escutar agora
AntiCast 286 – Quem encomendou a Reforma Trabalhista?

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Luana Karen (Voz do Brasil) entrevistam Breno Costa (BRIO), um dos autores de matéria publicada no The Intercept Brasil apontando as prováveis entidades privadas que estão por trás de algumas propostas de emendas da reforma trabalhista. Quais são elas? O que elas querem? Quais são as pistas que apontam para essas prováveis relações de corrupção entre o público e o privado?

Escutar agora
AntiCast 285 – Black Mirror: S03E06

AntiCast 285 – Black Mirror: S03E06 by AntiCast

Escutar agora
AntiCast 284 – Delações da Lava-Jato: Imprensa e Brasília em chamas!

Neste programa, Ivan Mizanzuk, George Marques e Luana Karen conversam sobre todo o material que foi liberado com as delações da Odebrecht, pela operação Lava-Jato. Como a imprensa vai lidar com tanto material? Quais são as narrativas que estão se formando? Como foi o dia seguinte? Quem sobrevive até 2018? Lula estará preso amanhã? A profecia de Jucá será realizada completamente?

Escutar agora
AntiCast 283 – Trump ataca a Síria. O que vai acontecer?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Filipe Figueiredo, João Carvalho, Ana Luisa Demorais Campos e Jaqueline Ganzert analisam o lançamento de mísseis que o governo Trump realizou em território Sírio no último dia 06 de Abril, após denúncias de que o governo Assad teria realizado um ataque de armas químicas contra sua população. O que sabemos de fato e o que é especulação? Que mensagem Trump quis passar com essa medida? Quais os atores que estão em jogo? Quais deverão ser os próximos passos? Haveria alguma possibilidade de isso se escalonar até um conflito de proporções mundiais?

Escutar agora
AntiCast 282 – Arte Rupestre e Arqueologia

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Pedro Ferrari entrevistam Tammy Rosas, formanda em arqueologia na Universidade do Estado do Amazonas. Quando que a arqueologia se estabeleceu como uma área independente nas humanidades? Como podemos entender sobre a vida dos nossos antepassados através da Arte Rupestre? Qual a relação entre suas produções artísticas e a história do desenvolvimento da cognição humana? É possível sabermos os motivos que os motivaram a pintar?

Escutar agora
AntiCast 281 – Reforma da Previdência e Terceirização

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Paulo Rená, Bruno Santos e Luana Karen conversam sobre a tal reforma da previdência que está rolando e a lei da terceirização que (até o momento) foi aprovada na câmara. O que isso implica para o trabalhador? Aliás, o que é emprego? Quem ganha e quem perde com essas mudanças? Como fica sua aposentadoria? A terceirização das atividades fim é a solução para o desemprego no Brasil?

Escutar agora
AntiCast 280 – Antipolítica: a narrativa da salvação?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho e Júlia Matos (que infelizmente teve problemas na conexão e só participou do comecinho) conversam sobre a moda que voltou: a do antipolítico, aquela figura que aparece no cenário política para salvar todo mundo da má gestão e corrupção pelo simples fato de supostamente não possuir vícios de políticos de carreira. Mas será que é isso tudo mesmo? É possível ser um antipolítico ou é tudo papo furado? Quais os riscos que uma aposta numa figura assim podem trazer?

Escutar agora
AntiCast 279 – Hamilton e a Formação dos EUA

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Júlia Matos (20 Minutos), Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal) e André Campos (Jogabilidade) partem do musical “Hamilton”, sucesso absoluto na Broadway, para discutir a história do primeiro secretário dos EUA, Alexander Hamilton, assim como a formação daquele país. A revolução americana foi tudo isso que aparece nos filmes do Mel Gibson? Hamilton foi um cara legal? Qual era a treta que rolava entre ele Thomas Jefferson? Quem foi Aaron Burr de verdade? Como eram as votações nos primeiros anos dos EUA?

Escutar agora
AntiCast 278 – PMDB, Odebrecht, Aloysio Nunes, Esquerda desunida e… Dória presidente?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, George Marques (The Intercept BR), Marcos Marinho, Luiza Braga (Lado (B)lack) e João Carvalho (Decrépitos) conversam sobre como o PMDB é um verdadeiro assassino de memes, como a Odebrecht vai deixar muita coisa fedendo ainda mais em Brasília, como a esquerda parece que está mais perdida do que nunca, que Aloysio Nunes como chanceler é mais uma peça bizarra desse cenário maluco que vivemos e, para coroar todas as incertezas, ponderam sobre a possibilidade de Dória se lançar como candidato a presidente em 2018.

Escutar agora
AntiCast 277 – Marjane Satrapi (FpE #17)

Nesta edição do programa conversamos sobre a cinea

Escutar agora
AntiCast 276 – Black Mirror: S03E05

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara conversam sobre o episódio “Men Against Fire”, o quinto episódio da terceira temporada de Black Mirror. O que são essas máscaras de guerra? São metáforas para algo real? Quais os paralelos com o nosso mundo? Qual a relação entre guerra e política? O ser humano de fato possui empatia pelo próximo é acaba sendo apenas o pior tipo de gente? Seria a guerra um Estado de exceção?

Escutar agora
AntiCast 275 – Alexandre de Moraes, Moreira Franco e o Dia da Ponte

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos), Luiza Braga (Lado(B)lack), Marcos Marinho e George Marques (The Intercept BR) conversam sobre “o grande acordo nacional” que parece cada vez mais evidente. Alexandre de Moraes no STF, Moreira Franco é ou não é ministro e, claro, não podemos esquecer do feriado russo mais importante do ano todo!

Escutar agora
AntiCast 274 – O Primeiro Serial Killer Brasileiro: Febronio Indio do Brasil

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Tupa Guerra e Pablo de Assis conversam com Pedro Ferrari, cuja pesquisa de doutorado foi sobre Febronio Indio do Brasil, considerado por muitos como o primeiro serial killer brasileiro. Na década de 1920, ficou famoso por todo o Brasil, e especialmente no Rio de Janeiro, onde vivia, por ter assassinado duas crianças após ter tatuado em seus corpos as letras D C V X V I. De acordo com a religião que ele mesmo fundou, essas siglas significariam “Deus, Caridade, Virtude, Santidade, Vida e Irmã da Vida”, e esses rituais tinham como função evitar o fim do mundo. Uma história marcada por internações psiquiátricas, abusos de infância e fanatismo religioso, que até hoje nos espanta por todos os elementos envolvidos.

Escutar agora
AntiCast 273 – Política Nacional 2017: Esquentando os motores!

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Luiza Braga (Lado (B)lack), Marcos Marinho, Zamiliano (Fala Zamiliano) e o convidado George Marques (The Intercept Brasil) fazem um panorama geral sobre tudo o que rolou de política nacional na virada do ano e no mês de Janeiro. A morte de Teori Zavascki, a continuação da Lava-Jato, eleições na câmara e no senado, as rebeliões em presídios, os cosplays e a luta contra o pixo de João Dória em São Paulo e tantos outros indícios de que os roteiristas de 2017 vão caprichar nessa temporada!

Escutar agora
AntiCast 272 – Black Mirror: S03E04

Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara conversam sobre “San Junipero”, o 4º episódio da 3ª temporada de Black Mirror. Seria esse o melhor episódio desta temporada? O que ele tem de diferente na forma como tratou a mortalidade? Seria possível vivermos para sempre dentro de máquinas? Como que nós lidamos com a mortalidade? Devemos pensar nisso? Como outros pensadores lidaram com o tema da Morte? Você iria para San Junipero?

Escutar agora
AntiCast 271 – Manuais de Boa Morte

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Tupa Guerra recebem o convidado Daniel Ferreira, cuja pesquisa de mestrado e doutorado busca o estudo dos chamados “Manuais de Boa Morte”, ou “Manuais do Bem Morrer”, obras católicas que surgem na transição da Idade Média para a Idade Moderna e que explicavam as formas ideais de como a pessoa prestes a morrer deve se portar. Além disso, a conversa também passou pela relação de poderes dentre da Igreja Católica, os prováveis motivos pelos quais os manuais surgiram e os métodos de pesquisa histórica.

Escutar agora
AntiCast 270 – O Mundo Carcerário (SMJ #2)

Neste programa, Ivan Mizanzuk apresenta o episódio “Mundo Carcerário” do Salvo Melhor Juízo, um dos podcasts da rede do AntiCast, hosteado por Thiago Hansen. Este foi o segundo episódio deles, com um debate que voltou a ficar relevante nos últimos dias, após rebeliões e conflitos do PCC com o CV. O problema do universo carcerário no Brasil é muito mais complexo do que a maioria imagina, e este programa serve para nos ajudar a entender melhor essa a cultura do crime.

Escutar agora
AntiCast 269 – Evangelion

Neste programa, Ivan Mizanzuk, André “Maajin” Campos (Jogabilidade), Nilda Alcarinquë (Papo Lendário), Andrei Fernandes e Marcos Keller (Mundo Freak) conversam sobre Evangelion, um dos animes mais importantes da história da TV Japonesa. Qual é o lance dos Anjos? O que foi o Segundo Impacto? Quem conspira mais que quem? Que diabos aconteceu no final? E essa parada toda vale a pena ou é só desperdício de potencial?

Escutar agora
AntiCast 268 – Black Mirror: S03E03

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara discutem o episódio “Shut and Dance”, o 3º da 3ª temporada de Black Mirror. O que é a justiça numa época em que nos escondemos em avatares? Quem nos vigia? Há alguma ética no universo de fakes, trolls e hackers? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 267 – A Historiografia

Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Tupa Guerra, Júlia Matos e Pedro Ferrari batem um papo sobre esta área dedicada à reflexão do próprio sentido da construção da história: a Historiografia. O que ela é exatamente? Quais suas correntes de pensamento? Qual foi a importância da Escola dos Annales e o que veio dela depois? Existe uma historiografia não-europeia? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 266 – Quem é você na lista da Odebrecht?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho, Marcos Marinho, Zamiliano e Cláudia conversam sobre todo o lance da lista de nomes da Odebrecht, os esquemas de Caixa 2, os apelidos e comentam também sobre a aprovação da PEC 55. E se preparem pra 2017, vai piorar. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 265 – Brasília tá pegando fogo, bicho!

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos), John Razen, Luiza Braga (Lado (B)lack) e Marcos Marinhos conversam sobre as últimas semanas malucas pelas quais a política brasileira passou. O que rolou das tais 10 medidas contra a corrupção? O judiciário e o legislativo estão em guerra mesmo? Renan Calheiros cai ou não cai? E que tal essa PEC 55 e a reforma da previdência vindo com tudo? No fim, não importa quem está lá em cima – aqui embaixo estamos todos ferrados. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 264 – A Pós-Verdade

Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari, Júlia Matos e o convidado André Azevedo da Fonseca conversam sobre a “Pós-Verdade”, conceito que foi escolhido pelo dicionário Oxford como a palavra do ano de 2016, após eventos como a eleição de Trump e o Brexit. Será um conceito novo? Estaríamos de fato num período de pós-verdade? Como a história, a filosofia e a comunicação refletem sobre esses temas? Teria o dicionário Oxford descoberto o conceito de pós-modernidade? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 263 – Black Mirror: S03E02

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara discutem o episódio “Playtest”, de Black Mirror. Do que temos medo? Quais os perigos que o mundo hoje nos oferece? Se numa primeira vista este episódio parece ser mais raso, uma discussão sobre os temas que ele evoca demonstra o quão provocativo ele pode ser. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 262 – Entrevista com Laerte: desenho, política e linguagem

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Raphael Salimena (Linha do Trem), Bruno “Brads” e Liber Paz (Kitinete HQ) entrevistam a cartunista e chargista Laerte, que está lançando seu novo livro, “Modelo Vivo”, pela Barricada, selo de quadrinhos da editora Boitempo. Além de explicar a nova obra, Laerte comenta sobre sua produção artística, suas ideologias políticas e faz revelações bombásticas sobre a TV Colosso! (tá, não é pra tanto, mas o Ivan ficou surpreso). Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 261 – Trump: Deu ruim?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Tupa Guerra (Mundo Freak/Ponto G), Júlia Matos e Filipe Teixeira (O Nome Disso é Mundo) conversam sobre as eleições americanas e a vitória de Trump. Como foi possível ele ganhar mesmo com a grande maioria da grande imprensa contra ele? Ele fará tudo o que prometeu? O que ele representa simbolicamente? E o que esperar do partido republicano que agora domina o legislativo, o executivo e, muito provavelmente, em breve o judiciário?

Escutar agora
AntiCast 260 – Reforma do Ensino Médio e Ocupações de Escolas

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Cristiano Machado (Crentassos), Júlia Matos e Luiza Braga (Lado (B)lack) recebem uma aula do convidado professor Dr. Marcos Neira (FEUSP) sobre o que propõe a medida provisória que visa modificar o Ensino Médio brasileiro, e a resposta dada pelos estudantes secundaristas com as ocupações das escolas públicas. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 259 – Black Mirror: S03E01

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara comemoram o retorno de Black Mirror, agora com produção da Netflix, e comentam o primeiro episódio da terceira temporada, “Nosedive”. Seria um mundo de vigilância total? Como ficam as interações sociais num mundo em que usuários determinam seu prestígio? E como sempre, quando o assunto é Black Mirror, nos perguntamos: seria esse um futuro distópico ou uma visão crua do presente?

Escutar agora
AntiCast 258 – Indicações de Podcasts [#DiaDoPodcast]

Neste programa comemorativo, Trabuco (NPCast), Rissut (Galera do Rau) e Wladimir Neto (TambaCast) assumem o AntiCast para mostrar o que tem de bom na podosfera brasileira atualmente! Ouça, conheça coisas novas e compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #DiaDoPodcast!

Escutar agora
AntiCast 257 – PEC 241

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano (Fala Zamiliano), João Carvalho (Decrépitos) e Bruno Santos (Projeto Brasil) conversam sobre a tal PEC 241, que passou na primeira votação na câmara dos deputados no dia 10 de Outubro. O que ela implica? Quais seus problemas? Congelar as despesas do Governo Federal em 20 anos é uma boa opção? Qual o impacto disso na educação e saúde?

Escutar agora
AntiCast 256 – E as Eleições Municipais, hein?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Luiza Braga (Lado Black), Márcio Black (Sistema Negro), Zamiliano (Fala Zamiliano) e Júlia Matos fazem uma análise geral sobre as eleições municipais que ocorreram no Brasil há algumas semanas. O que os resultados nos apontam sobre o momento político que o Brasil vive? Estamos numa onda da direita? A esquerda se perdeu? Quais os casos mais bizarros? E O que as eleições do Rio e de São Paulo falam sobre o Brasil? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 255 – Lobos Solitários e Terrorismo no Direito Internacional

Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Filipe Figueiredo, João Carvalho e Ana Luisa Demoraes Campos discutem sobre a relação entre as ações dos chamados “Lobos Solitários” em atos de terrorismo, especialmente aqueles relacionados ao autointulado Estado Islâmico – notadamente, o caso do tiroteiro de Orlando. Após a recente divulgação da transcrição da ligação que Omar Mateen (o assassino) realizou ao 911, serviço de emergência dos EUA, foi necessário nos perguntar novamente: foi ou não um atentado do Daesh? O que é terrorismo? O que são “Lobos Solitários”? Por que esse é um termo equivocado? E como o Direito Internacional analisa tudo isso? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 254 – A Passagem [Clube do Filme]

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara conversam sobre o filme “A Passagem” (Stay, 2005), um filme sobre arte, conspirações, ilusões, perdas, culpa, análises freudianas e sei lá o que mais. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 253 – Robôs Contra a Corrupção

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zeh Fernandes, Zamiliano, Cuducos e Irio Musskopf conversam sobre a Operação Serenata de Amor, um projeto que visa a fiscalização dos gastos de deputados federais e senadores realizam, buscando por incongruências e anomalias através de inteligência artificial. São as máquinas combatendo a corrupção brasileira. Como funciona? O que precisa pra fazer botar isso em prática? Quem se beneficia? E quem controla? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 252 – Eduardo Cunha cassado e Lula denunciado

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Tupa Guerra, Júlia Matos, Zamiliano e Paulo Rená conversam sobre a cassação do deputado federal Eduardo Cunha e da denúncia que o MPF fez ao ex-presidente Lula. Qual a história de vida e (man)obras(s) de Eduardo Cunha? Por que ele perdeu o mandato? E quais são as acusações contra Lula? Há provas? Elas devem existir? Lylla será preso amanhã?

Escutar agora
AntiCast 251 – Parlamentarismo x Presidencialismo

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho, Tupa Guerra e Júlia Matos conversam sobre as distinções e semelhanças existentes entre esses dois sistemas de governo: Parlamentarismo e Presidencialismo. Como é o presidencialismo no Brasil? O parlamentarismo seria uma boa solução para nós? Como é na Inglaterra? E como diabos funciona a política na Alemanha? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 250 – Impeachment: Golpe ou Justiça?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, João Carvalho, Zamiliano, Thiago Hansen, Tupa Guerra e a convidada Júlia Matos conversam sobre o fechamento do processo de impeachment de Dilma Roussef, analisam se foi de fato golpe ou não, relembram momentos históricos dos últimos dias e fazem previsões pro futuro.

Escutar agora
AntiCast 249 – O Melhor Lance: Arte, Ilusões e Autômatos

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara conversam sobre o filme “O Melhor Lance”, analisando questões como nosso fascínio por arte, leilões, originais, cópias, ilusões, ciborgues e a própria realidade. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 248 – As Políticas de Saúde no Brasil

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Zamiliano recebem uma aula de Janiffer Zarpelon sobre como o Brasil, apesar de todos os problemas que possui na saúde pública, tornou-se exemplo no cenário internacional por conta de uma série de políticas públicas, especialmente no que se refere ao acesso a medicamentos. O programa foi motivado por conta do lançamento do livro de Zarpelon, “Brasil como doador emergente do Sul na área da saúde”, que parte da sua tese de doutorado. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 247 – Saí de casa, peguei Pokémon pra caralho!

OS MONSTRO TÃO SAINDO DA POKEBOLA!!! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Igor Alcantara, Neto Marin e Isabella Castelhone conversam sobre a vinda de Pokemon Go ao Brasil e tudo o que aconteceu desde então. Como estamos mudando nossos hábitos de andar pela cidade? Há alguma inovação tecnológica nele? O que fazer com o dilema da bateria do celular que acaba tão rápido? Qual o potencial comercial do jogo? O que ele tem de diferente com jogos passados do Pokemon? Quais foram as nossas capturas mais divertidas? E o que vai acontecer com o jogo no futuro? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 246 – Olimpíadas, Política (e Terrorismo?)

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Jaqueline Ganzert, a estreante Janiffer Zarpelon e João Carvalho (do Decrépitos – ele entra na metade do programa) conversam sobre as relações e jogos políticos que ocorrem durante as Olimpíadas. Quais foram os fatos políticos mais marcantes? O que que a Rússia aprontou dessa vez e o que que isso tem a ver com o atual momento político brasileiro? O que significam as vindas de chefes de Estado para um evento desse porte? E qual a possibilidade/significado de um eventual atentado terrorista durante as olimpíadas do Rio? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 245 – Vigilância e Segurança: a sua Privacidade Online

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zeh Fernandes, Renata Nobre e Tania Silva se perguntam: por que sempre que você diz que gostaria de proteger seus dados online, já pensam que você está fazendo algo errado? Se privacidade deve ser um direito, como mantê-la nos dias atuais? O que as empresas e agências como a NSA monitoram das nossas vidas e como driblar essas vigilâncias? Ao final, uma série de dicas de ferramentas de segurança pra você poder se proteger um pouco mais. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 244 – Donnie Darko

No primeiro episódio do Clube do Filme, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara discutem sobre Donnie Darko, filme de Richard Kelly, lançado em 2001. Você entendeu esse filme? Como é o conceito de viagem no tempo? Donnie Darko é um herói? Um messias? Por que você está usando essa roupa estúpida de humano? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast Urgente #07 – Golpe na Turquia, #28Pages e Atentado em Nice

No dia 15 de Julho de 2016, a Turquia foi palco de uma tentativa de golpe militar. Algumas horas depois, Ivan Mizanzuk e Filipe Figueiredo fizeram um hangout ao vivo, comentando o que se sabia até o momento sobre todo o ocorrido. Além disso, mencionam também o caso do atentado em Nice (seria o Estado Islâmico de fato responsável?) e dos #28pages (documento dos EUA que foi liberado ao público, no qual se mostra que a Arábia Saudita teria negado ajudar nas investigações sobre Osama Bin Laden antes do 11 de Setembro).

Escutar agora
AntiCast 243 – China Miéville e a Estação Perdido

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Anna Schermak (Pausa para um Café) recebem uma aula de Fábio Fernandes acerca de um dos autores de ficção científica mais importantes dos últimos tempos: China Miéville. Aclamado como um dos pais do subgênero New Weird, é conhecido por trazer profundas discussões de crítica social em suas obras. Aproveitando que agora a editora Boitempo está lançando sua obra-prima, “Estação Perdido”, além de já ter lançado “A Cidade e a Cidade” em 2014, chegou a hora de entendermos a importância desse autor. O episódio contém trechos de “Estação Perdido”, que foram lidos por Paulo Carvalho do podcast Caixa de Histórias.

Escutar agora
AntiCast 242 – A Mesopotâmia e seus Mitos

Ivan Mizanzuk e Tupa Guerra recebem uma aula de João Carvalho sobre a Mesopotâmia. Ela foi de fato o berço da civilização? Quais os ramos linguísticos que derivaram dela? Qual seu legado cultural para o mundo de hoje? Quais seus mitos mais famosos e onde eles estavam registrados? E o que que Gilgamesh tem a ver com o dilúvio? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 241 – O Brexit

Ivan Mizanzuk, Tupa Guerra (Mundo Freak), João Carvalho (Decrépitos) e Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal) conversam sobre o referendo realizado no Reino Unido no último dia 23 de Junho, no qual uma maioria de 52% da população votou por sair da União Europeia. Por que o “Leave” venceu? O que isso significa? Por que decidiram fazer essa votação? Por que o primeiro ministro David Cameron renunciou? O que vai acontecer? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 240 – Como o Diabo se tornou Mau?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk conversa com Tupa Guerra (Mundo Freak) sobre a relação histórica entre o Diabo e o Mau. Qual foi a mudança da interpretação judaica para a cristão medieval sobre demônios? Para quê os demônios serviam no judaísmo do Império Romano? Quais as relações entre Lúcifer, Satanás, Diabo e Demônio nas suas vertentes etimológicas? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 239 – Atentado de Orlando: Homofobia, Armas e Estado Islâmico

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Felipe Souza, Márcio Caparica e Jaqueline Ganzert conversam sobre o massacre que ocorreu em Orlando (EUA) no último dia 12 de Junho, na boate gay Pulse. O caso foi de fato um ato do autointulado Estado Islâmico? O que é um “Lobo Solitário”? Não teria sido um caso de homofobia? A questão do armamento nos EUA deve ser discutida? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 238 – A Petrobras e o Petróleo no Mundo

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Jaqueline Ganzert, professora de Relações Internacionais e especialista em políticas de petróleo. Quais foram as condições econômicas que permitiram a criação da Petrobras? Qual sua importância para a economia brasileira? Como o modelo brasileiro de extração de petróleo se diferencia do resto do mundo? Por que o Pré-Sal é tão importante? Quem vende Petróleo pra quem no mundo? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 237 – Como o Estado Islâmico Opera na Internet?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Francesco Tessitore, brasileiro que se juntou aos US Marines na década 90, atuou na inteligência das forças armadas dos EUA durante as guerras do Iraque e Afeganistão, e atualmente trabalha com terceirizado para a inteligência americana, verificando dados sobre potenciais ameaças terroristas. Por que o Estado Islâmico é tão eficiente na internet? Como eles aliciam jovens de toda parte do mundo? Qual o impacto que o WikiLeaks e o caso Snowden tiveram nos procedimentos de vigilância das agências de inteligência norte-americanas? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 236 – O Impeachment e o Governo Temer

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Zamiliano, João Carvalho e Marcos Marinho continuam a conversa sobre o Impeachment da onde pararam no 231: teve Dilma assinando coisa pra cacete, teve Eduardo Cunha afastado, teve Waldir Maranhão, depois não teve mais, daí teve Collor falando no Senado, daí Satã, quero dizer, Temer assumiu, daí teve ministro homem pra cacete pra menos ministérios, e daí tem gente achando que o Brasil vai acabar, tem gente achando que já acabou, tem gente achando que ainda vai piorar, e enquanto isso, a gente tenta se divertir um pouco. E É CLARO QUE, MENOS DE 24 HORAS DEPOIS DA GENTE TER GRAVADO, SEU ROMERO JUCÁ DECIDIU APRONTAR COM A GENTE E DEIXAR O PROGRAMA DESATUALIZADO. ENTÃO DESCULPA AÍ, MAS É O QUE TEM PRA HOJE.

Escutar agora
AntiCast 235 – Beyoncé quebrou tudo com o Lemonade

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk recebe os convidados Oga Mendonça (Coletivo Sistema Negro e Blog Per Raps), Mila Félix (Miss Milíssima), Nubiha Modesto, Luiza Braga e Rafael Chino (Lado Black – É Pau é Pedra) para conversarem sobre o último disco da Beyoncé, “Lemonade”. Por que esse disco está sendo tão elogiado? Por que ele está sendo visto como um manifesto da mulher negra? Ele é apenas um disco sobre traição ou a mensagem política é mais poderosa? E como será o café da manhã do Jay-Z com a Beyoncé? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 234 – Explicando a Síria

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk entrevista o professor Paulo Hilu, da UFF (RJ), um dos maiores especialistas sobre a Síria no país. Foi uma conversa gravada para ser usada no Projeto Humanos, mas que apenas alguns trechos foram para lá. Tendo em vista a riqueza da conversa, decidimos publicá-la integralmente aqui no AntiCast. Como era a Síria antes da guerra? Religião era algo determinante? Como foi o governo de Bashar Al-Assad? O que se esperava do governo de seu filho, Bashar Al-Assad? É de fato uma ditadura? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 233 – Partido Pirata, Cyberativismo e Direitos Autorais

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Zeh Fernandes e Marcos Marinho conversam com Paulo Rená, membro do Partido Pirata Brasileiro, para uma conversa sobre as ideias centrais deste partido em formação. Qual seu propósito? Como discutir internet na política? Como abordar a questão da pirataria e de leis de direitos autorais? E o mais importante: por que a Jukebox Celestial é tão importante? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 232 – Você precisa conhecer o Cinema Indiano!

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Isabel Wittmann (Estante da Sala; Cinema em Cena) e Giovanna Michelato (Avec Gigi) entrevistam Juily Manghirmalani (Coletivo Lumika), especialista em Bollywood, sobre o fantástico cinema indiano. Quantas indústrias de cinema existem na Índia? Qual a importância do cinema na cultura do país? Por que eles são tão longos e tão musicais? É um cinema socialmente crítico ou apenas para diversão? Ouça, se divirta, e confira os links abaixo com as recomendações! Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 231 – O Circo do Impeachment

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk, João Carvalho (Decrépitos), Thiago Hansen (Salvo Melhor Juízo) e Zamiliano discutem sobre toda a questão da materialidade do processo de impeachment de Dilma Roussef, as articulações políticas da câmara dos deputados, o papel do PMDB e de Eduardo Cunha, as performances bizarras que ocorreram no dia 17 de Abril de 2016 na câmara e, por fim, fazemos previsões apocalípticas para o futuro. Afinal, será que é golpe ou só estamos vendo a política partidária na prática?

Escutar agora
AntiCast 230 – Entendendo o Circuito Artístico

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e o pintor Alexandre Reider conversam sobre como funciona o mundo artístico para pintores! Afinal, como um artista ganha seu dinheiro? Como ele começa a sua carreira? Quais as diferenças dos salões para as galerias? Quais são os principais personagens nesse sistema? O crítico de arte é uma figura importante? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 229 – A Formação do Estado Moderno

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal) e Thiago Hansen (Salvo Melhor Juízo) conversam sobre a formação do conceito de Estado Moderno, sobre como esse processo é recente e como ele nos afeta quando discutimos identidade, nacionalidade e história. Será que é correto falarmos termos como “Grécia Antiga”? Como se operavam as leis num cenário sem Estado centralizador? Que ideias identitárias as pessoas tinham sobre si? Como esse processo se deu no Oriente em contraste com o Ocidente? E estaria esse modelo de poder político com seus dias contados? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 228 – E se a Guerra Civil da Marvel fosse real?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Liber Paz, Igor Rodrigues, Pablo Sarmento e Adriana Melo debatem sobre quem estaria certo nessa bagaça se a treta fosse no mundo real! O Capitão América é de fato o mocinho? Ou ele deveria ser preso? O Estado é opressor? Tony Stark está louco? Os heróis devem ser livres? Pra quem você reclama se o Hulk destruir sua casa? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 227 – Lula Ministro, Grampos e Impeachment

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho, Guilherme Sena e Nikolai Olchanowski conversam sobre os eventos da última semana no cenário político brasileiro. Vamos fazer um resumo? Domingo: Manifestações do dia 13 de Março contra o governo; Segunda: Depoimento do Lula foi a público; Terça: Delação de Delcídio foi homologada; Quarta: anúncio de que Lula seria ministro, com cerimônia de posse adiantada e, no fim da tarde, estourou a bomba dos grampos telefônicos, liberada pelo juiz Sérgio Moro; Quinta: Lula virou ministro, depois não virou mais, depois veio a irmã da Gisele Bündchen e agora tem até site pra gente acompanhar se ele é ministro ou não, ao mesmo tempo que teve comissão de impeachment sendo discutida e manifestações populares o dia inteiro; Sexta: grampo de Rui Falcão com Jaques Wagner, Manifestações pró-Governo (ou pró-Democracia, depende de cada um), Gilmar Mendes barrou Lula como ministro e, claro, Rodrigo Constantino lançou sua lista de “petralhas”. Ufa. Tá, e agora, o que que a gente tira de tudo isso? É golpe? O judiciário está abusando? O Estado de Direito Democrático está ameaçado? Dilma deve sair do poder? Sei lá, ouve aí. Estamos todos perdidos, mas juntos.

Escutar agora
AntiCast 226 – Desvendando o Nome da Rosa

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe o filósofo Bortolo Valle, professor da PUC-PR, para uma conversa as diversas camadas de significados que existem no livro e filme “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco, que faleceu recentemente. O profº Bortolo foi aluno de Eco na Universidade de Bologna, justamente num curso sobre a semiótica da obra em questão, e pôde nos revelar uma série de coisas que não são tão claras à primeira vista. Teria a Igreja Medieval plantado sua própria bomba relógio ao preservar o conhecimento clássico?

Escutar agora
AntiCast 225 – Lula, Lava-Jato, Moro e Mídia

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho, Thiago Hansen e Nikolai Olchanowski conversam sobre toda a maluquice que aconteceu na última semana, desde a capa da Isto É até a ~prisão~ do Lula. Foi abuso de poder? A Lava-Jato está se tornando mais um espetáculo midiático? O juiz Sérgio Moro gosta dos holofotes? O que está acontecendo com a imprensa? [ATENÇÃO: lançamos este programa antecipadamente, pois há grande chance dele ficar desatualizado bem rápido. Portanto, a edição foi feita às pressas e por isso está um pouco diferente do normal]

Escutar agora
AntiCast 224 – Cyberativismo e o ano de 2011

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Zeh Fernandes (Revista Clichê) relembram aquele fantástico ano que foi 2011 no que se refere ao Cyberativismo. Primavera Árabe, SOPA, PIPA, Occupy Wall Street, Anonymous, Wikileaks, além de toda a treta sobre o Megaupload e questões sobre segurança e proteção de dados na internet. Será que 2011 foi o ano em que nos deslumbramos em vão? Aquela onda ativista vai voltar? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 223 – O Fim da Cosac Naify

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Rafael Ancara, Ricardo Cunha Lima, Almir Mirabeau, Henrique Nardi e a convidada Valéria Lamego conversam sobre o fim da Cosac Naify, editora brasileira de enorme importância no mercado editorial. Qual foi o impacto dela? Por que fechou? Como ela funcionava? E qual o legado que nos deixou? [Este AntiCast é um episódio do Visual+Mente, podcast do Ancara focado em design. Você pode conferir seus programas em http://www.visualmente.com.br] Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 222 – Fernando Pessoa e seus Heterônimos

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rogério de Almeida conversam sobre este maravilhoso poeta português que tanto nos fascina: Fernando Pessoa! Considerado no mundo todo como um dos poetas mais importantes do século XX, é sempre bom apresentarmos sua proposta para aqueles que se interessam por sua obra. Quais foram suas influências? O que seus heterónimos representam? Como funcionam? Quais as questões filosóficas que estão por trás de seus personagens? Ele era ocultista mesmo? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 221 – O Xadrez e a Guerra Fria

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste episódio, Ivan Mizanzuk, Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal) e Heitor Carvalho (Central do Xadrez) conversam sobre o domínio que a União Soviética possuía sobre o cenário dos campeonatos mundiais de Xadrez durante a Guerra Fria, até o aparecimento de um dos jogadores mais excêntricos da história do esporte: Bobby Fischer. Por que a União Soviética produzia jogadores tão bons? Como foi o campeonato em que Fischer ganhou? E o que podemos entender sobre a Guerra Fria neste momento? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 220 – Os Manuscritos do Mar Morto (e os Demônios dentro deles)

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk e os convidados do Mundo Freak Andrei Fernandes e Marcos Keller recebem a pesquisadora Tupá Guerra, que atualmente realiza seu doutorado na universidade de Birmingham (Inglaterra) sobre as representações de demônios nos Manuscritos do Mar Morto, encontrados no final da década de 1940. Como eles foram encontrados? Por que não devemos beber café perto de documentos antigos? E o que os judeus da antiguidade pensavam sobre demônios? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 219 – A Divina Comédia

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk e Anna Schermak (Pausa Para um Café) conversam sobre a clássica obra de Dante Alighieri, A Divina Comédia! Qual a sua importância para a língua italiana? Como ela é dividida? Por que ela é tão fascinante? E qual a sua punição predileta no Inferno? Que Virgílio nos acompanhe! Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 218 – A Treta entre Arábia Saudita e Irã

[AVISO: por causa do "trailer" do Projeto Humanos, a introdução ficou longa pra caramba. Se quiser pular direto pro programa, pule para 33min22seg]

Escutar agora
AntiCast 217 – Angoulême e 30 Mulheres Quadrinistas

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Ana Luiza Koehler, Afonso Andrade (organizador do FIQ) e Natania Nogueira (pesquisadora de HQs) conversam sobre a recente polêmica gerada no dia 06 de Janeiro, quando o tradicional festival de quadrinhos de Angoulême lançou sua lista de 30 indicados para o Grande Prêmio da edição, e não havia uma mulher sequer entre eles. O desconforto gerado foi tanto que um terço dos autores indicados desistiu da premiação e os organizadores conseguiram piorar ainda mais a situação após uma série de declarações infelizes.

Escutar agora
AntiCast 216 – As Melhores Crônicas do Projeto Humanos

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk apresenta algumas das melhores crônicas que foram produzidas na série “Crônicas”, lançadas recentemente no Projeto Humanos, seu podcast de storytelling. As crônicas foram produzidas por alguns candidatos a colaboradores e abrangem temas variados, desde histórias de palhaços até viagens à China. Além das crônicas, você vai conhecer também o episódio piloto, que foi feito como teste de formato.

Escutar agora
AntiCast 215 – Black Mirror: White Christmas

Olá, antidesigners e brainstormers! Feliz Natal! E como presente, toma aí AntiCast duplo! Nestes programas, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari conversam sobre os últimos episódios de Black Mirror que faltavam para completar a discussão da série: “The Waldo Moment”, em que se discute política e sociedade do espetáculo; e “White Christmas”, em que se discute memória, esquecimento, punição e tortura. FELIZ NATAL! Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 214 – Black Mirror: S02E03

Olá, antidesigners e brainstormers! Feliz Natal! E como presente, toma aí AntiCast duplo! Nestes programas, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari conversam sobre os últimos episódios de Black Mirror que faltavam para completar a discussão da série: “The Waldo Moment”, em que se discute política e sociedade do espetáculo; e “White Christmas”, em que se discute memória, esquecimento, punição e tortura. FELIZ NATAL! Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 213 – Precisamos falar sobre Bloodborne

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe os convidados Eduardo Sushi (Jogabilidade), Raphael Salimena (Linha do Trem/Who Cares) e Andrei Fernandes (Mundo Freak) para adentrarem em no pesadelo de Bloodborne, esse jogo feito com muito amor, carinho e sangue para masoquistas como nós! Pegue seu controle, não perca seus Blood Echoes e vamos discutir sobre esse mundo cheio de referências a Lovecraft e outras delícias. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 212 – Brasília é uma Festa!

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste(s) programa(s), Ivan Mizanzuk, Marcos Marinho, Zamiliano, Guilherme Sena de Assunção e Filipe Figueiredo (na segunda parte) conversam sobre tudo o que está rolando em Brasília no processo de impeachment da presidente Dilma e deixam tudo mais confuso. E tendo em vista que a coisa escalona a níveis inacreditáveis a cada 10 minutos, estamos lançando dois programas: um gravado antes da carta do Temer e outro depois. E vamos torcer pra que as coisas sosseguem um pouco nos próximos dias (ou não).

Escutar agora
AntiCast 211 – As Mulheres Estão Destruindo a Ficção Científica!

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Sybylla e as escritoras Ana Cristina Rodrigues, Clara Madrigano e M.M. Drack (Mariana Mello), falam sobre o preconceito contra mulheres dentro da ficção especulativa (ficção científica, fantasia, terror). Comentários machistas, painéis de indicação, Encontro Irradiativo, preconceito contra minorias, tudo isso fez parte desse papo polêmico! Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 210 – Jogos Vorazes

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Sybylla, Rebeca Puig, do Collant Sem Decote, Ricardo Cunha Lima, do Visual+Mente e o cineasta Leonardo Cunha Linha conversam sobre a Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, o fênomeno mundial que nos apresentou Katniss Everdeen. O que a trilogia e os filmes tratam? Qual a importância da personagem de Katniss? E as implicações políticas sobre a rebelião que derrubou a Capital? CONTÉM SPOILERS! Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 209 – Afrofuturismo

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Sybylla, o escritor Fábio Kabral, o rapper Augusto Oliveira e a ilustradora Maria Freitas, dO Mago Rosa falam sobre o Afrofuturismo, movimento que abrange o design, a literatura, a música, o cinema, os quadrinhos e coloca o negro como protagonista e produtor de conteúdo, visando um novo olhar sobre o futuro. O que é? O que aborda? Quais são suas críticas? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast Urgente #06 – Atentados em Paris, ISIS e Islã

No noite de 13 de Novembro de 2015, a cidade de Paris foi alvo de um ataque terrorista coordenado pelo auto-intitulado Estado Islâmico, o ISIS (ou Daesh). Os ataques ocorreram em vários pontos da capital francesa e consistiu em 3 homens-bombas no Stade de France, durante uma partida entre as seleções de futebol da França e Alemanha, mais outros quatro ataques desse tipo em outras localidades, além de tiroteios em massa num show de metal. Os números de vítimas foram: 129 mortos e 350 feridos, sendo que 80 estavam em estado grave. Esses ataques, que foram um dos mais violentos na história do terrorismo contemporâneo, acirraram ainda mais os debates sobre xenofobia e islamofobia, especialmente direcionados aos refugiados que estão indo para a Europa, saídos da Síria. Por conta de uma série de debates que passamos no Facebook, especialmente no que tange as questões da origem do Estado Islâmico, suas formas de atuação, suas questões políticas e formas de financiamento, e, principalmente, por conta das possíveis confusões e julgamentos de valor que podem relacionar qualquer muçulmano a mentalidades terroristas, Ivan Mizanzuk conversou via Hangout com o historiador Filipe Figueiredo, do site Xadrez Verbal, e os teólogos Alexandre Milhoranza e Alexander Stahlhoefer, do site BiboTalk. A conversa foi gravada dois dias após os ataques de Paris, no domingo, dia 15 de Novembro de 2015, e contou com uma audiência de cerca de 400 pessoas que acompanharam ao vivo pelo YouTube e mandavam perguntas via Twitter. Foram quase 3 horas de conversa em que buscamos explicar as várias motivações políticas que constituem o ISIS, tentando evidenciar que suas ações, apesar de serem justificadas pelo Wahabismo, uma vertente do pensamento islâmico, não constituem e tampouco representam a religião muçulmana. O debate e análise sobre o ISIS deve se dar pelo campo político, não no religioso. É esta a nossa postura que permeará toda a conversa. Aviso: não serão tolerados discursos xenofóbicos. Estejam avisados.

Escutar agora
AntiCast 208 – Ellen Ripley é Foda!

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Sybylla, Ju Groselha e Rebeca Puig, do Collant Sem Decote e Ben Hazrael, do Cabaré das Ideias falam sobre esta que é uma das personagens mais complexas do cinema e da ficção científica. Ellen Ripley se mantém como símbolo, mas por que? Qual o significado dela para a cultura pop? Em que se baseia a franquia Alien? Está pronto para voltar à Nostromo? TW: falamos de estupro no programa, esse tema pode ser bastante sensível para muita gente. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 207 – A Cultura Negra no Brasil

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe os convidados Oga e Márcio Black, do coletivo Sistema Negro, e Jéssica “Ketchup”, do Grupo O Lado Esquerdo da Força, para conversar sobre a presença do negro na cultura brasileira. Onde estão eles nas agências de publicidades? E na internet? E na TV? Por que os ídolos negros brasileiros parecem se resumir a figuras como Mussum e Pelé? Quais as diferenças do fim do processo escravagista brasileiro para com o estadunidense e como isso afeta a atuação do negro até os dias de hoje? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 206 – Black Mirror: S02E02

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari matam as saudades de falar sobre Black Mirror e analisam “White Bear”, um dos episódios mais marcantes da série. Como pensamos na violência nos dias de hoje, especialmente na questão dos presos? Sempre foi assim? Quais mudanças notamos com o passar dos últimos séculos? Prepara-se para uma enxurrada de Foucault e divirta-se! Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 205 – Star Trek é Comunista?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk sai da cadeira de host e dá espaço para Lady Sybylla comandar a conversa sobre quais os modelos políticos e econômicos que estariam por trás do mundo de Star Trek! Ao lado dela, estão Thiago Leite, do site Teia Neuronial, Lu Agostinho e Marcelo Ferrari, ambos do Holodeck, podcast sobre Star Trek do portal Terceira Terra. Teria a Terra, no mundo de Star Trek, virado de fato um planeta comunista? O que é comunismo exatamente? Os roteiristas da série eram de esquerda ou a coisa é mais complicada? E quais são as chances da bandeira do Brasil ser pintada de vermelha e sairmos voando em uma nave espacial? Boa viagem! Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 204 – O que acontece se você é acusado de matar alguém?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano, Guilherme Sena e o estreante Thiago Hansen debatem e explicam como funciona a investigação de casos de assassinato no Brasil, assim como o julgamento dos mesmos casos, apontando as principais diferenças que existem em relação aos filmes e seriados dos Estados Unidos. Você sabe quais são as diferenças e semelhanças? É possível uma investigação e um julgamento justos no Brasil? Quanto custa tudo isso? Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 203 - Por que Memes?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa

Escutar agora
AntiCast 202 – Chuck Palahniuk

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe a convidada Anna Schermak, do site Pausa para um Café, para discutir sobre Chuck Palahniuk, autor do Clube da Luta e outros livros fantásticos! Comentamos praticamente todos os livros dele, sua formação como escritor, seu estilo, seus temas, e tudo isso nos segurando o máximo pra não darmos spoilers! (só no finalzinho, damos alguns spoilers sobre o final do livro Clube da Luta – que é diferente do filme – e sobre algumas coisas da HQ Clube da Luta 2). Participações especiais de Paulo Carvalho, do Caixa de Histórias, e Domenica Mendes, do Leitor Cabuloso, lendo trechos de obras do Chuck.

Escutar agora
AntiCast 201 (Pt2) – Iugoslávia e Imigrantes

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk apresenta os arquivos do Projeto Humanos, mostrando duas entrevistas na íntegra que ele fez para a produção da primeira temporada. A primeira parte contém a entrevista com Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba, enquanto a segunda parte é a conversa com Filipe Figueiredo, historiador do site Xadrez Verbal, cuja riquíssima conversa forneceu uma série de detalhes importantes sobre a história política da Iugoslávia, país de origem de Lili Jaffe, a personagem principal do Projeto Humanos. Além disso, em ambas as conversas foi abordada a questão dos imigrantes na Europa, assunto que entrou bastante na mídia no último mês. As conversas foram gravadas em Julho de 2015, e agora você pode ouvi-las integralmente, como um bônus do Projeto Humanos. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 201 (Pt1) – O Holocausto

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk apresenta os arquivos do Projeto Humanos, mostrando duas entrevistas na íntegra que ele fez para a produção da primeira temporada. A primeira parte contém a entrevista com Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba, enquanto a segunda parte é a conversa com Filipe Figueiredo, historiador do site Xadrez Verbal, cuja riquíssima conversa forneceu uma série de detalhes importantes sobre a história política da Iugoslávia, país de origem de Lili Jaffe, a personagem principal do Projeto Humanos. Além disso, em ambas as conversas foi abordada a questão dos imigrantes na Europa, assunto que entrou bastante na mídia no último mês. As conversas foram gravadas em Julho de 2015, e agora você pode ouvi-las integralmente, como um bônus do Projeto Humanos. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 200

com Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara

Escutar agora
AntiCast 200 – Os Patrões é Que Mandam!

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa de comemoração, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari, Rafael Ancara e a ilustre patroa Amanda Menezes respondem perguntas aleatórias dos patrões do AntiCast! Conheça a história do podcast, gostos peculiares, histórias de amizade e outras coisas inesquecíveis que eu já esqueci enquanto escrevo esse texto! Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
AntiCast 199 [Pt 1] – Comentários sobre o AntiMachismoNerd

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, o Ivan vai pro cantinho da sala e passa o microfone de host para Angélica Hellish, do site Masmorra Cine, que, ao lado de Ana Luiza Koehler, Jéssica “Ketchup” Gomes e Isabel Wittmann, conversam sobre tópicos gerais e leem emails recebidos após o AntiCast 198 – O Machismo (e outras coisas) no Mundo Nerd. Afinal de contas, se a gente perdeu tempo fazendo um programa dedicado só à leitura de comentários depois do Olavão, nada mais justo fazer o mesmo por um programa que debate um assunto sério de verdade. Mas fizemos melhor: foram tantas as questões levantadas e emails recebidos que dividimos o programa em DUAS partes! A primeira é dedicada apenas a considerações gerais sobre o programa, enquanto que a segunda é dedicada à leitura de emails em si. Ouça relatos, contraposições, considerações e, acima de tudo, aprenda a ouvir, nobre amiguinho. =) Durante o programa, as meninas conversaram sobre a dificuldade que mulheres sentem ao tentarem se inserir em certos lugares da internet, os medos que sentem pelo simples fato de serem mulheres, as exposições, os perigos existentes em discursos objetificantes, além de uma leitura de emails recheada de gente que apresentou outros níveis de toda a discussão sobre machismo, homofobia, preconceitos, transfobia, formação de opinião etc.

Escutar agora
AntiCast 199 [Pt 2] – Comentários sobre o AntiMachismoNerd

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, o Ivan vai pro cantinho da sala e passa o microfone de host para Angélica Hellish, do site Masmorra Cine, que, ao lado de Ana Luiza Koehler, Jéssica “Ketchup” Gomes e Isabel Wittmann, conversam sobre tópicos gerais e leem emails recebidos após o AntiCast 198 – O Machismo (e outras coisas) no Mundo Nerd. Afinal de contas, se a gente perdeu tempo fazendo um programa dedicado só à leitura de comentários depois do Olavão, nada mais justo fazer o mesmo por um programa que debate um assunto sério de verdade. Mas fizemos melhor: foram tantas as questões levantadas e emails recebidos que dividimos o programa em DUAS partes! A primeira é dedicada apenas a considerações gerais sobre o programa, enquanto que a segunda é dedicada à leitura de emails em si. Ouça relatos, contraposições, considerações e, acima de tudo, aprenda a ouvir, nobre amiguinho. =) Durante o programa, as meninas conversaram sobre a dificuldade que mulheres sentem ao tentarem se inserir em certos lugares da internet, os medos que sentem pelo simples fato de serem mulheres, as exposições, os perigos existentes em discursos objetificantes, além de uma leitura de emails recheada de gente que apresentou outros níveis de toda a discussão sobre machismo, homofobia, preconceitos, transfobia, formação de opinião etc.

Escutar agora
AntiCast 198 – O Machismo (e outras coisas) no mundo Nerd

A cada dia que passa, surgem novos relatos sobre como as mulheres são tratadas e recebidas nos meios dito “nerds” da internet. Fóruns, blogs, jogos online: são incontáveis os relatos de mulheres que são atacadas e ameaçadas pelo simples fato de não serem homens. Esse é um problema que não pode mais ser ignorado e deve ser discutido publicamente. Contudo, mesmo sabendo destes problemas, grandes podcasts brasileiros que tratam de cultura pop parecem optar apenas por um caminho: o silêncio. Para piorar, reforçam muitos desses problemas ao não inserirem mulheres em seus programas ou reproduzindo piadas machistas – além de outras homofóbicas e preconceitos relacionados. Neste AntiCast, Ivan Mizanzuk recebeu Stephan Martins, Lady Sybylla, Ana Luiza Koehler e Jéssica “Ketchup” Gomes para discutir sobre esse silêncio, motivados após recentes eventos na podosfera brasileira que expuseram alguns desses problemas. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
AntiCast 197 – Cor & Cultura

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e a convidada Luciana Martha conversam sobre as relações possíveis que podemos estabelecer entre as cores a cultura. Como nossas impressões são formadas? Será tudo cultural? Qual a diferença entre efeito e significado? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 196

com Ivan Mizanzuk, Cristiano Crentassos e Thales U

Escutar agora
AntiCast 196 – Batman: um fascistinha supervalorizado?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Liber Paz, Zamiliano e Hell (do MdM) continuam na busca pela treta perfeita e dessa vez é pra deixar os cuequinhas verdes® de mau humor MESMO! Afinal de contas, como é possível que um milionário vestido de morcego saia por aí dando porrada em bandido COM CONSENTIMENTO DA POLÍCIA?! Ah, nem vou falar muita coisa aqui no texto pra não estragar a surpresa, só ouça aí! =) Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 195

com Rafael Ancara, Marcos Beccari e Tarik Fernande

Escutar agora
AntiCast 195 – Determinismo Biológico x Social

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Pablo de Assis (do Papo Lendário), Ana Luiza Koehler, Pirula (quem é Pirula?) e Tarik Fernandes (do SciCast) conversam sobre alguns dos temas mais controversos no debate entre “biológicas” x “sociais”. Tem questões sobre mulheres, crianças, instinto, violência, enfim, mais de 2 horas de pura delícia! Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 194

com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Marcos Beccari e

Escutar agora
AntiCast 194 – A Ciência é Cética?

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara tentam desmistificar a noção da ciência como um campo autônomo e apenas à favor da ~verdade~, apontando as questões de interesse político em financiamento de pesquisas e diferenças entre as ciências. Além disso, o mestre trágico nos aponta as definições sobre “ser cético” e que “buscar a verdade” depende muito da onde você está partindo. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 193

com Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara

Escutar agora
AntiCast 193 – Os Asimovs que Não Amavam as Mulheres

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Fábio Fernandes e a convidada Lady Sybylla discutem sobre as representações estereotipadas pelas quais as personagens femininas geralmente aparecem em autores clássicos de ficção científica – especialmente Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. Por que há tantas histéricas e/ou gostosas-mas-também-inteligente-então-tá-tudo-bem? É uma questão de época ou há autores contemporâneos a eles que faziam um trabalho melhor? Haveria uma relação entre o machismo no ~meio nerd~ e a onipresença desses autores quando o assunto é ficção científica? Há outros caminhos? Quais? Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 192

Com Marcos Beccari e Rafael Ancara.

Escutar agora
AntiCast 192 – Helenismo, Arte, Cópia e Nudez

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari conversam sobre basicamente tudo o que está no título, explorando os conceitos de cópia, original, criação e as diferenças possíveis na concepção de Arte desde o período Helenístico e suas práticas filosóficas “renegadas” dos séculos seguintes, baseando-se nos escritos do filósofo italiano Mario Perniola. Editado por Felipe Ayres Links PATREON do AntiCast http://www.patreon.com/anticastdesign Links Pensar Infográfico https://eventioz.com.br/e/pensar-infografico-sao-paulo

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 191

Com Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara Música de encerr

Escutar agora
AntiCast 191 – Qual a Maior Banda de Rock de Todos os Tempos?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Saulo Mileti aproveitam a tal da semana do dia mundial rock pra tentarem responder essa questão existencial. Atiramos pra tudo que é lado, derrubamos os “ain, não pode comparar fulano com beltrano” e explodimos de tanto cagar regra no melhor estilo conversa de bar. O que vai ter de gente fazendo mimimi com a gente não vai ser pouca coisa. Então, pegue a pipoca, senta na poltrona e debata conosco. Editado por Felipe Ayres >> 0h10min10seg Pauta principal

Escutar agora
Leitura De Comentários Do AntiCast 190

Com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Liber Paz.

Escutar agora
AntiCast 190 – Os Quadrinhos Underground Brasileiros

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk e Liber Paz (que está fazendo doutorado sobre quadrinhos nacionais e finalmente retornou ao AntiCast) recebem os convidados Hell (do Melhores do Mundo) e Rodrigo Scama (pesquisador sobre quadrinhos nacionais) para falarem sobre as HQs underground brasileira, desde a década de 1960 até os dias de hoje. Como elas surgiram? Como eram? Quais os temas mais retratados? Qual a relevância da década de 1980? Por que Angeli, Laerte, Mutarelli, Marcatti, entre outros, são tão fodas? Ouça e corra pra ler tudo depois. Editado por Felipe Ayres.

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 189

Com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Alexander Stahlhoefer, do Bibotalk (http://bibotalk.com.br).

Escutar agora
AntiCast 189 – O Cristianismo e a Homossexualidade

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara recebem o convidado Cristiano “Crentassos” Machado, do Podcrent, e a convidada Regina Jurkewicz, assistente social, doutora em Ciências da Religião e integrante da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, para discutir acerca de tudo o que aconteceu na semana passada acerca da liberação do casamento IGUALITÁRIO nos EUA (desculpa aí, falamos “casamento Gay” durante o programa, nosso vacilo), além de outros temas espinhosos que surgem quando adentramos no campo religioso, tal como o aborto. Seriam essas mudanças necessárias à mentalidade religiosa contemporânea? Há alguma forma de contestação aos argumentos teológicos que condenam a homoafetividade? O Jesus do Novo Testamento é realmente aquele que seguia à risca as leis hebraicas do Velho Testamento? Até que ponto o texto sagrado deve ser posto em seu contexto histórico de produção e até que ponto a palavra sagrada é eterna? Enfim, polêmica é o que não falta aqui. Programa editado por: Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura De Comentários Do AntiCast 188

Com Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara

Escutar agora
AntiCast 188 – A Magna Carta

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe os nobres bacharéis Guilherme Sena e Caio Fernandes para uma conversa sobre a Magna Carta, o documento inglês que completou 800 anos em junho de 2015 e é conhecido como um marco histórico na questão da criação dos direitos civis no Ocidente. Entenda os efeitos da sua criação, a importância de se limitar os poderes de um Rei, como a noção de “cidadão” se altera com o tempo, como tudo isso nos afeta até hoje, e tenha certeza: o tal do filme do Robin Hood é muito ruim. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 187

com Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara Música de encerr

Escutar agora
AntiCast 187 – Cemitérios: Arte e Espaço Social

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Jussara Almeida recebem a convidada Clarissa Grassi, pesquisadora sobre arte cemiterial e guia de visitas do Cemitério Municipal São Francisco de Paula em Curitiba-PR. Conversamos sobre os ícones e símbolos mais utilizados em túmulos, sobre a construção do espaço do cemitério como necrópole no ambiente urbano, a mudança da tradição de sepultamento em igrejas e muitas outras curiosidades que nos fascinam sobre esses espaços cada vez mais ignorados pela sociedade contemporânea. Editado por Felipe Ayres

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 186

Com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e o patrão Ramair

Escutar agora
AntiCast 186 – ETs, Fantasmas e outros Causos

AntiCast 186 – ETs, Fantasmas e outros Causos A verdade está lá fora (mas eu estou de boas aqui dentro, valeu!)

Escutar agora
Leitura De Comentarios do AntiCast 185

Com Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e a patroa Amanda Menezes, a princesa da Cracolândia.

Escutar agora
AntiCast 185 – Ex Machina – O Fim da Humanidade?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari discutem e analisam o filme inglês “Ex Machina”, de 2015. Basicamente, a discussão é: as máquinas vão nos destruir? Estamos preparando a cama do nosso próprio fim? A Inteligência Artificial deve ter limites? Como a filosofia tratou desse assunto? Desde quando? E, principalmente, como um cantor argelino, cuja música já foi tema de novela da Globo, pode ter ajudado o apocalipse a começar?

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 184

com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Felipe Ayres, pa

Escutar agora
AntiCast 184 – Produção Sonora e Musical

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Felipe Ayres recebem o convidado Artur Roman, vocalista e guitarrista da banda Esperanza, para conversarem sobre Produção Sonora e Musical, aquele ainda ofício pouco reconhecido pelo grande público mas que faz toda a diferença em trabalhos de áudio. Abordamos a velha briga do digital x analógico, o papel do produtor, as questões orçamentárias que envolvem projetos de som e burrice auditiva do Ivan, que acha que é tudo igual por mais fake que seja.

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 183

com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Marcos Beccari,

Escutar agora
AntiCast 183 – O Código Britto®

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, o time de arte, composto por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Gustavot Diaz, discute os prós e os (vários) contras da ~obra~ de Romero Britto®, buscando entender os amores, ódios resistências e aceitações que giram em torno de sua produção. Ele é artista? Ilustrador? Designer? Publicitário? Um X-Salada muito doido? Entenda como Britto® se encaixa como fenômeno da arte contemporânea, os debates que existem por trás da sua legitimação como artista pelo viés da teoria crítica da arte, suas estratégias de comunicação, os agentes que o legitimam ou o criticam e tente aprofundar-se nessa questão tão ~polêmica~.

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 182

com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Marcos Beccari,

Escutar agora
AntiCast 182 – Cartas contra a Humanidade

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari, Rafael Ancara e Felipe Ayres se reúnem para testar equipamentos novos e jogar uma partida do jogo mais horrível do mundo: “Cartas contra a Humanidade”. O objetivo é apenas um: ser a pessoa mais escrota da mesa. Ouça aí a partida e jogue depois com seus amigos!

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 181

Com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Marcos Beccari e

Escutar agora
AntiCast 181 – PM x Professores x Estado

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Zamiliano, Marcos Marinho e o patrão Alexsander Guerios contextualizam, explicam e principalmente, refletem sobre o confronto entre PMs e professores da rede estadual de ensino do Paraná, tentando entender o que levou a “bomba” a estourar. Qual é a visão da PM sobre isso? E dos professores? Do governo? Da mídia? O que isso diz sobre o momento histórico-político em que vivemos? (Foto da vitrine: Brunno Covello)

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 180

>> Música de encerramento: “Nothing to Lose”, da b

Escutar agora
AntiCast 180 – O Mal Existe?

Olá, antidesigners e brainstomers! Neste programa, Marcos Beccari apresenta um Não Obstante com os convidados Ivan Mizanzuk e Alex Stahlhoefer (do BTCast), discutindo um dos temas mais antigos e presentes na história da humanidade: o Mal. Ele existe? Seria algo universal ou relativo? Como os teólogos e filósofos do passado encaravam essa questão? Como encaramos hoje? Quais são nossas posições? Qual a sua? Participe nos comentários nos dando sua opinião e não esqueça de acompanhar o Não Obstante através do seu feed: feed.naoobstante.com. Basta assinar no seu iTunes ou qualquer outro agregador de feeds de podcasts que possui.

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 179

Com Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Thiago Grossmann

Escutar agora
AntiCast 179 – Nós amamos Podcasts

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Thiago Grossmann e os convidados Zé “Henrique” Fernandes e Alexandre Maron confessam seus amores por essa mídia linda que é o podcast! Quais que ouvimos? Como pensamos ela? O que queremos ouvir e produzir? Quais são os podcasts mais bizarros? Se você é um apaixonado por podcasts como nós, junte-se ao clube!

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 178

Título absurdamente autoexplicativo. Participação

Escutar agora
AntiCast 178 – A Polêmica do Hugo Awards

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano, Fábio Fernandes e a convidada Fabiane Lima conversam sobre toda a polêmica gerada em torno das nomeações do Prêmio Hugo de literatura – um dos eventos mais importantes e celebrados pelos fãs e escritores de Ficção Científica e Fantasia no mundo. Saiba como o grupo conservador “Sad Puppies” realizou um lobby nunca antes visto para colocar à frente da premiação os indicados dos quais tinha mais interesse, demonstrando a fragilidade das regras de indicação do Hugo, além de escancarar as vertentes políticas que permeiam suas indicações há anos. O que podemos aprender sobre a política americana neste ponto, especialmente o que diz respeito aos debates entre conservadores e liberais? E será que isso representa algo para o Brasil futuramente? Se você é fã de ficção científica e fantasia, é mais do que recomendável que ouça sobre o que está ocorrendo nos bastidores.

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 177

Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Thiago Grossmann (da revistacliche.com.br) realizam o óbvio exposto no título deste programa.

Escutar agora
AntiCast 177 – A Época de Ouro do Hardcore Nacional 2

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara relembram (de novo!) sobre a época em que o hardcore nacional estava bombando, transformando as tardes de sábado e domingo em encontros com amigos, bandas e fotologs. E para falarmos mais especificamente sobre os bastidores da época, tivemos a presença de pessoas que estiveram super ativas naquela época na cena curitibana: Israel Barros (vocalista do Square), Venâncio “Kinda” (vocalista do Self Defense) e Adriano Pinheiro (organizador do shows pela Extremenuts). Vamos ouvir histórias de sucessos, fracassos, depoimentos emocionantes (ou não) e TRETAS, muitas tretas! Relembre a época de ouro em que Square, Self Defense, AOk, Sugar Kane, Duff’s, Dead Fish e tantas outras bandas não saíam dos nossos mp3 pl– ops, discmans! E se você não conhece essas bandas, relaxa: o tio Ivan se dedicou na edição e colocou algumas músicas no meio do programa. Você pode ver os nomes das que ganharam mais destaque logo abaixo. (E não esqueça de puxar as músicas do Square e do Self Defense, que foram usadas durante a edição do programa todo. Os links para download estão logo abaixo também)

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 176

Socorro, esse título é tão explícito que eu fico s

Escutar agora
AntiCast 176 – Autor e Autoria

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rogério de Almeida discutem um dos elementos mais presentes no mundo das artes: o Autor. Ele sempre existiu? Como ganhou importância? Como devemos estudá-lo? E por que tem tanta gente querendo matar esse pobre coitado? AntiCast old school, moleque, cheio de ginga e discussões teóricas inebriantes!

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 175

Esse título diz tanto que chega a ser vergonhoso.

Escutar agora
AntiCast 175 – Arte ou "Trapaça"?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Gustavot Diaz continuam suas conversas sobre Arte e Técnica, desta vez a partir do documentário “Tim’s Vermeer”, no qual um ricaço com muito tempo livre decide que quer pintar um quadro igual aos que foram produzidos pelo holandês Johannes Vermeer, no século XVII. Utilizando-se de técnicas de câmara obscura, câmara clara e espelhos, o americano Tim Jenison buscou comprovar a teoria de que, aparentemente, “qualquer um” poderia um Vermeer se utilizasse a técnica da época. A partir disso, nos perguntamos: seria isso possível? O quadro que Tim pintou é de fato um Vermeer? O que tal prática nos diz sobre a arte do passado e a de hoje? Isso é trapaça ou arte legítima? Ou ainda: será que é sequer arte? Atenção: não é necessário ter visto o documentário para ouvir o programa. Nós explicamos suas ideias principais, podem ficar tranquilos. =) >> 0h09min32seg Pauta Principal PATREON DO ANTICAST – Seja nosso Patrão! http://patreon.com/anticastdesign Links Não Obstante http://soundcloud.com/naoobstante Feed do Não Obstante feed.naoobstante.com Zamiliano no Semicast, do Patrão Filipe Mota http://semiideia.com.br/semicas-04-falando-com-zamiliano/ Tim’s Vermeer (IMDB) http://www.imdb.com/title/tt3089388/ Texto de Jonathan Jones (The Guardian) sobre o filme http://www.theguardian.com/artanddesign/jonathanjonesblog/2014/jan/28/tims-vermeer-fails Blog do Gustavot Diaz anatomiaartistica.wordpress.com CEEE – Centro Cultural Érico Veríssimo (onde o Gustavot ministra oficinas, em Porto Alegre) http://www.cccev.com.br/ Oficinas literárias do Ivan Curitiba 04 de Abril https://eventioz.com.br/e/curitiba-oficina-de-escrita-criativa-tecnicas-e-ex

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 174

A descrição é tão auto-explicativa que Michelangelo teria inveja.

Escutar agora
AntiCast 174 – O Cristianismo Primitivo

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe o convidado Alexander Stahlhoefer, teólogo e podcaster do BTCast, para conversar sobre os primeiros quatro séculos do Cristianismo, religião que protagoniza a queda do Império Romano e a transição para a Idade Média. Conheça as disputas políticas, as primeiras discussões teológicas, as diversidades de crenças e algumas curiosidades sobre a formação histórica do cristianismo. E lembre-se: nada nunca é tão simples quanto gostaríamos que fosse. AVISO: o Ivan é burro e gravou com o microfone do laptop ao invés do de mesa. Ou seja, o áudio dele ficou estranho. Não reparem. Desculpaê. >> 0h11min43seg Pauta Principal PATREON DO ANTICAST – Seja nosso Patrão! http://patreon.com/anticastdesign Links Assine o feed do Não Obstante: feed.naoobstante.com Ou acesse seu perfil no Soundcloud: www.naoobstante.com BTCast, o podcast do Alex http://bibotalk.com.br/site/category/podcast/btcast Oficinas literárias do Ivan Curitiba 04 de Abril https://eventioz.com.br/e/curitiba-oficina-de-escrita-criativa-tecnicas-e-ex

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 173

Olha ali o título, que bonito. Ele explica tudo.

Escutar agora
AntiCast 173 – Corrupção, Política & Tretas

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano, Marcos Marinho e ouvinte “patrão” Guilherme Sena de Assunção conversam sobre a corrupção brasileira, tão endêmica que atinge desde o cidadão que recebe o troco errado na padaria até nossos nobres políticos representantes em Brasília. Além da corrupção brasileira tão presente na política, também falamos sobre diversas Tretas internas em terras brasilienses, mostrando esse lado tão ~bonito~ do nosso povo alegre e cheio de vida. E só pra ajudar no SEO, atenção pras palavras repetidas: corrupção, corrupção brasileira, corrupção no Brasil, corrupção em políticos, corrupção em Brasília, políticos são todos corruptos, políticos são todos ladrões, o povo brasileiro é corrupto etc etc etc. Google, faz a gente aparecer aí! >> 0h11min18seg Pauta principal >> 2h02min00seg Música de Encerramento: “Politics”, da banda KoRn. PATREON DO ANTICAST – Seja nosso Patrão! http://patreon.com/anticastdesign Links Oficinas literárias do Ivan Curitiba 04 de Abril https://eventioz.com.br/e/curitiba-oficina-de-escrita-criativa-tecnicas-e-ex

Escutar agora
Leitura de Comentários AntiCast 172

Olha o título e você já saca o que vai ter aqui.

Escutar agora
AntiCast 172 – Design e Criatividade

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Rafael Ancara rouba a cadeira do ditador Ivan Mizanzuk (que estava viajando) e reune-se com Ricardo Cunha Lima e Daniel Portugal para discutirem as relações entre design e criatividade. >> 0h09min24seg Pauta principal >> 1h34min20seg Música de encerramento: “Machinehead”, da banda Bush PATREON DO ANTICAST – Seja nosso Patrão! http://patreon.com/anticastdesign Links Ivan no Papo Lendário #115 Até o Fim da Queda http://www.mitografias.com.br/2015/02/papo-lendario-115-ate-o-fim-da-queda/ Ivan no PH Santos Show #07 http://iradex.net/4921/ph-santos-show-07-ivan-mizanzuk-projetos-e-crowley Livro “Até o Fim da Queda”, do Ivan Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ate-o-fim-da-queda-42863930 Kindle: http://www.amazon.com.br/Até-o-fim-da-queda-ebook/dp/B00U0B35PG/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1424912272&sr=8-2&keywords=mizanzuk Oficina Literária com o Ivan, em Curitiba Oficina Literária com o Ivan em Curitiba https://eventioz.com.br/e/curitiba-oficina-de-escrita-criativa-tecnicas-e-ex

Escutar agora
Leitura Comentários do AntiCast 171

O título diz tudo.

Escutar agora
AntiCast 171 – Eu estudo assim...

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari, Rafael Ancara e Daniel Portugal revelam suas manias, métodos e rituais sagrados durante suas pesquisas e escritas acadêmicas. Você faz fichamento dos seus livros? Você tem dó de anotar neles? Qual o melhor horário do dia para ler e escrever? Tudo isso acompanhado de muito mimimi sobre as chatices da pesquisa acadêmica, caderninhos do Beccari por todos os lados e amor por tabelas. >> 0h11min35seg Pauta principal >> 1h50min00seg Música de encerramento: “Ted the Mechanic”, da banda Deep Purple PATREON DO ANTICAST – Seja nosso Patrão! http://patreon.com/anticastdesign Links Livro “Até o Fim da Queda”, do Ivan Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ate-o-fim-da-queda-42863930 Kindle: http://www.amazon.com.br/Até-o-fim-da-queda-ebook/dp/B00U0B35PG/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1424912272&sr=8-2&keywords=mizanzuk Oficina Literária com o Ivan, em Curitiba Oficina Literária com o Ivan em Curitiba https://eventioz.com.br/e/curitiba-oficina-de-escrita-criativa-tecnicas-e-ex

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 170

O título já diz tudo o que é necessário saber!

Escutar agora
AntiCast 170 – Cadeiras

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Guilherme Sebastiany, Almir Mirabeau e o estreante Guilherme Webster conversam sobre este maravilhoso mundo das cadeiras! Sendo um dos objetos de maior fetiche entre designers, discutimos as que mais gostamos, a indústria moveleira, a questão da assinatura e acentuamos a rixa entre designers e arquitetos. Finalmente fizemos um programa sobre design de produto! Aleluia! Ah, e a leitura de comentários ficou separada em outro programa de novo. Comentem se preferem assim ou não =) >> 0h10min07seg Pauta principal >> 1h31min08seg Música de encerramento: “Emotion Sickness”, da banda Silverchair PATREON DO ANTICAST – Seja nosso Patrão! http://patreon.com/anticastdesign Links Semicast: Podcast do ouvinte Filipe Mota, do site Semiideia http://semiideia.com.br Blackcast sobre o livro “Até o Fim da Queda” http://revistablackrocket.net/?p=107 Vídeo de Manifesto “Parem de fazer cadeiras” – http://www.fastcodesign.com/1665569/a-new-designer-manifesto-stop-designing-chairs Workshops “Pensar Infográfico”, do Ancara e Fabiano Pensar Infográfico http://pensarinfografico.com.br » Curitiba | 07 de Março » Belo Horizonte | 21 de Março » São Paulo | Em Breve Workshops do Ivan “História da Arte para Criativos” , do Ivan em São Paulo, dia 01 de Março https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 169

Título autoexplicativo

Escutar agora
AntiCast 169 – Música e Estética

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk e Marcos Beccari recebem o convidado Tiago de Lima Castro para conversarem sobre a relação entre filosofia, estética e música. Seria ela forma mais elevada de arte? Como os filósofos encaravam a música através dos tempos? Como é o contraste entre o erudito e popular? Atenção: devido ao tamanho do programa, dividimos a leitura de comentários em um programa à parte, logo abaixo. Para os que gostam de ouvir esta parte do programa, ficou mais fácil de ir direto pra ela. >> 0h13min45seg Pauta principal >> 2h11min05seg Música de encerramento – “No Leaf Clover”, da banda Metallica. PATREON DO ANTICAST – Seja nosso Patrão! http://patreon.com/anticastdesign Links Blog e Podcast “Euterpe Despedaçada”, Tiago http://euterpedespedacada.blogspot.com.br Conto “Olhos em Branco”, do Beccari, no Jornal Relevo (pg.18) http://issuu.com/jornalrelevo/docs/relevo-fevereiro_2015 Nova resenha do livro do Ivan no site Leitor Cabuloso http://leitorcabuloso.com.br/2015/02/resenha-ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk-editora-draco/ Novo vídeo do Zamiliano sobre Hora da Aventura https://www.youtube.com/watch?v=8wk1NF2JH0U Novo Blog do Beccari sobre desenho http://arsdisegno.wordpress.com Workshops “Pensar Infográfico”, do Ancara e Fabiano Pensar Infográfico http://pensarinfografico.com.br » Curitiba | 07 de Março » Belo Horizonte | Em Breve » São Paulo | Em Breve Workshops do Ivan “História da Arte para Criativos” , do Ivan em São Paulo, dia 01 de Março https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
Leitura de Comentários do AntiCast 168

O nome é bem auto-explicativo.

Escutar agora
AntiCast 168 – Gênero como Construção Social

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk recebe as convidadas Juliana Wallauer e Cris Bartis, do podcast Mamilos, e Isabel Wittmann, colunista do site Cinema em Cena e dona do blog “Estante na Sala”. Discutimos como as noções acerca de identidades de gênero são moldadas socialmente, como somos influenciados pelas diversas mídias, e dedicamos um espaço próprio para falar sobre como os papéis sexuais são representados no cinema e o impacto do conceito de gênero trans no meio social. E, antes de tudo isso, damos um dos recados mais importantes da nossa história. >> 0h12min08seg Prévia do “Projeto Humanos”, podcast piloto do Ivan >> 0h19min31seg Pauta principal >> 1h50min13seg Leitura de Comentários >> 2h16min55seg Música de encerramento: “10,000”, da banda Disturbed Links PATREON do AntiCast – https://www.patreon.com/anticastdesign Coluna da Isabel Wittmann, no site Cinema em Cinema http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/noticias/index.php?cdcategoria=36 Blog da Isabel Wittman, Estante da Sala http://estantedasala.com Podcast Mamilos http://www.brainstorm9.com.br/mamilos/ Workshops “Pensar Infográfico”, do Ancara e Fabiano Pensar Infográfico http://www.pensarinfografico.com.br Novas Datas! » Curitiba | 07 de Março » Belo Horizonte | Em Breve » São Paulo | Em Breve Workshop “História da Arte para Criativos” , do Ivan em São Paulo, dia 01 de Março https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
AntiCast 167 – Três Páginas

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk e Fábio Fernandes brincam de oficina literária enquanto leem, comentam e dão pitacos em alguns dos textos que nossos ouvintes enviaram! Explicamos algumas técnicas básicas de escrita, damos exemplos de algumas obras clássicas e esperamos não ofender ninguém. Recebemos vários textos nas últimas semanas e agradecemos muito a todos que enviaram! Infelizmente não havia tempo para falarmos de todos. Os escolhidos para este programa foram: Robson Michel, Júlio Belisário e Camila Maselli. Esperamos poder repetir a brincadeira em breve. Se quiser ler as produções dos ouvintes enquanto ouve o programa, você pode puxar este PDF: http://cl.ly/0S2C1t0t2S1V/download/AntiCast%20167%20%E2%80%93%20Tre%CC%82s%20Pa%CC%81ginas.pdf >> 0h06min28seg Introduções gerais sobre as análises >> 0h26min32seg Análise do texto de Robson Michel >> 1h14min12seg Análise do texto de Júlio Belisário >> 1h36min04seg Análise do texto de Camila Maselli >> 2h07min52seg Leitura de comentários >> 2h24min40seg Música de encerramento: “Wake the White Queen”, da banda The Crüxshadows Links Você tem interesse em uma oficina de literatura na sua cidade? Preencha o formulário! http://goo.gl/8gFdBk Workshops “Pensar Infográfico”, do Ancara e Fabiano http://www.pensarinfografico.com.br WORKSHOPS IVAN HANGOUT 31/01/15 Arte e Morte https://eventioz.com.br/e/hangout-arte-e-morte-o-morrer-como-experiencia-est SÃO PAULO 01/03/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
AntiCast 166 – Mitohermenêutica e Games

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rogério Almeida entrevista Flávia Gasi, jornalista especialista em vídeo-games, mas, diferente de outras conversas que ela costuma conceder, buscamos saber mais sobre sua pesquisa acadêmica acerca de estudos de mitos e relações com games. Discutimos sobre as questões de narração e ludologia em games, os mitos aplicados à hermenêutica, as formas de analisarmos os mitos presentes nos jogos eletrônicos atuais e, por mim, buscamos mergulhar cada vez mais no Imaginário de Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Michel Maffesoli e outros. ATENÇÃO: alguns dos conteúdos teóricos debatidos podem ser melhor entendidos com base no que foi apresentado no “AntiCast 68 – O Imaginário” e no “Não Obstante #2 – Do Trágico ao Imaginário”. >> 0h11min00seg Pauta principal >> 1h34min32seg Leitura de comentários >> 2h16min18seg Música de encerramento: “River”, da banda Virgo Links Avaliem-nos no iTunes! Livro “Até o fim da Queda” de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ Resenhas: Skoob https://www.skoob.com.br/livro/423300ED479374 Crítica de Fabiane Lima, no seu site Megalopolis http://fabianelima.com/blog/resenha-ate-o-fim-da-queda/ Crítica no “Leitorto – Literatura de Terror” https://www.facebook.com/leitorto/photos/a.820579731288516.1073741827.820564861290003/931097796903375/?type=1&theater COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 Pessoal de Belo Horizonte: querem o “Pensar Infográfico” em sua cidade? Preencham o formulário! https://docs.google.com/forms/d/17L_RIuNZRGntfe7dsKJXet6WWCuGitsitgNSzsILuL4/viewform?c=0&w=1&usp=send_form WORKSHOPS IVAN HANGOUT 31/01/15 Arte e Morte https://eventioz.com.br/e/hangout-arte-e-morte-o-morrer-como-experiencia-est SÃO PAULO 01/03/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
AntiCast 165 – Para quem é “ser Charlie”?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Ana Luiza Koehler e Zamiliano (durante 10 minutos) conversam sobre os atentados que ocorreram na França e toda a campanha que correu pela internet chamada “Je suis Charlie”, em referência aos chargistas do Charlie Hebdo que foram assassinados por terroristas na semana passada. Discutiremos a questão da liberdade de imprensa, os imigrantes muçulmanos na França e por toda a Europa, a xenofobia presente e tentaremos lançar novas luzes nessa tragédia ocorrida. Não buscamos respostas, mas sim um maior aprofundamento nessa situação que não parece se resumir apenas nos “limites do humor”, na liberdade de discurso e nem compreender ou não as atitudes dos assassinos. Ao que tudo indica, o buraco é bem mais embaixo do que tudo isso. “O repúdio a todo massacre tem que ser incondicional. Mas isso não quer dizer que não se pode entender por quê. Compreender, contextualizar NÃO quer dizer desculpar ou justificar. Compreender é o cerne da ciência. Quem confunde uma coisa e outra, e ataca os que tentam entender o que acontece/u/rá, na verdade não gosta do conhecimento. Não gosta da ciência. “ – Renato Janine Ribeiro >> 0h13min10seg Pauta principal >> 1h38min56seg Leitura de comentários >> 2h03min22seg Música de encerramento: “BYOB”, da banda System of a Down Links Livro “Até o fim da Queda” de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ Resenhas: Skoob https://www.skoob.com.br/livro/423300ED479374 Crítica de Fabiane Lima, no seu site Megalopolis http://fabianelima.com/blog/resenha-ate-o-fim-da-queda/ Crítica no “Leitorto – Literatura de Terror” https://www.facebook.com/leitorto/photos/a.820579731288516.1073741827.820564861290003/931097796903375/?type=1&theater Envie a primeira página de seu conto, romance, novela para ser analisado e discutido pelo Ivan e por Fábio Fernandes num próximo AntICast! Mande para o email contato@anticast.com.br Questionário AntiCast 2015 – Queremos conhecer vocês! Respondam as perguntas (não leva mais do que 5 minutos) http://goo.gl/v8PQHy COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 Pessoal de Belo Horizonte: querem o “Pensar Infográfico” em sua cidade? Preencham o formulário! https://docs.google.com/forms/d/17L_RIuNZRGntfe7dsKJXet6WWCuGitsitgNSzsILuL4/viewform?c=0&w=1&usp=send_form WORKSHOPS IVAN HANGOUT 31/01/15 Arte e Morte https://eventioz.com.br/e/hangout-arte-e-morte-o-morrer-como-experiencia-est SÃO PAULO 01/03/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
AntiCast 164 – Mr. Nobody

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, conversamos sobre o filmaço “Mr. Nobody”, escrito e dirigido pelo belga Jaco Van Dormael e protagonizado por Jared Leto (aquele lindo). Um dos filmes de fantasia/ficção científica/filosofia/drama mais impressionantes dos últimos anos, uma ótima representação do conceito de Eterno Retorno Nietzscheano que, infelizmente, não teve grande repercussão no Brasil. Recomendamos que assista o filme antes de ouvir o programa pois, além de você se tornar uma pessoa melhor, não vai receber uma porrada de spoiler na cara. (Aliás, você nem vai entender os spoilers, de tão maluco que é o filme. Então, faça o que quiser. Afinal, toda forma de amor é válida.) >> 0h05min55seg Pauta principal >> 1h33min13seg Leitura de comentários >> 1h56min28seg Música de encerramento: “Drown”, da banda Bring Me the Horizon Links Livro “Até o fim da Queda” de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ Texto do Beccari sobre Mr. Nobody http://filosofiadodesign.com/mr-nobody-e-o-pendulo-tautologico-da-interpretacao/ COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 Pessoal de Belo Horizonte: querem o “Pensar Infográfico” em sua cidade? Preencham o formulário! https://docs.google.com/forms/d/17L_RIuNZRGntfe7dsKJXet6WWCuGitsitgNSzsILuL4/viewform?c=0&w=1&usp=send_form WORKSHOPS IVAN HANGOUT 31/01/15 Arte e Morte https://eventioz.com.br/e/hangout-arte-e-morte-o-morrer-como-experiencia-est SÃO PAULO 01/03/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
AntiCast 163 – Prêmio AntiCast 2014

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Zamiliano, Xulha Guimarães, Marcos Beccari, Rochele Borelli, Rafael Ancara e Nayara Duarte aproveitaram a festa de final de ano para realizar a premiação mais esperada das interwebz. São 20 categorias maravilhosas, cujos indicados foram selecionados pelos ouvintes e cujos vencedores foram determinados por um júri de enorme sapiência. Saiba qual foi o maior achaque do ano, o comentário mais Supa Hot, o maior furão, e o melhor e o pior programa do ano e outras coisas memoráveis deste fantástico ano que foi 2014. >> 0h00min01seg Dá play e manda ver >> 1h08min19seg Música de Encerramento: a música vencedora do Prêmio Lobão de Música de Encerramento. PRÉ-VENDA LIVRO “ATÉ O FIM DA QUEDA”, de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ VÍDEO BOOKTRAILER “ATÉ O FIM DA QUEDA” https://www.youtube.com/watch?v=TTVUaAgC7eM&list=UU6j8xyO_YTPtpoqnH_LYsdg COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 WORKSHOPS IVAN HANGOUT 31/01/15 Arte e Morte https://eventioz.com.br/e/hangout-arte-e-morte-o-morrer-como-experiencia-est SÃO PAULO 01/03/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
AntiCast 162 – Black Mirror: S02E01

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara voltam a falar sobre Black Mirror. Desta vez, sobre o primeiro episódio da segunda temporada, “Be Right Back”. O que nos faz amar as pessoas? Seriam suas qualidades ou defeitos? Somos capazes de aguentar a perfeição? O que é perfeito? Como nos relacionamos com as possibilidades da Inteligência Artificial? O que é o luto? Por que o evitamos? O filme “HER” foi tão original como alguns pensam? Mais um programa cheio de questões existenciais profundas ligadas aos anseios tecnológicos.

Escutar agora
AntiCast 161 – No quê devo gastar meu 13º?

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Zamiliano dão dicas de livros (e às vezes uns jogos) para você comprar torrando o seu 13º. Afinal, para quê pagar suas contas atrasadas quando você pode comprar coisas legais para ler e jogar, né? Links Prêmio AntiCast 2014 – VOTE! https://docs.google.com/forms/d/12i-55mYAO-ZjTZg-Y-uCwgdYf78eVTrnoiilk0PH1j0/viewform?usp=send_form Camisetas Whatisthemusic – 10% de desconto com o código Anticast http://whatisthemusic.com Aquarelas do Beccari no Instagram http://instagram.com/marcosbeccari PRÉ-VENDA LIVRO “ATÉ O FIM DA QUEDA”, de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ VÍDEO BOOKTRAILER “ATÉ O FIM DA QUEDA” https://www.youtube.com/watch?v=TTVUaAgC7eM&list=UU6j8xyO_YTPtpoqnH_LYsdg COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 WORKSHOPS IVAN CURITIBA 24/01/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/curitiba-historia-da-arte-para-criativos-conceitos

Escutar agora
AntiCast 160 – Sobre Magia e Demônios

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk apresenta duas entrevistas que realizou com dois magos relatando suas experiências na prática das ciências ocultas. Na primeira parte, o convidado Frater Goya explica alguns conceitos básicos de magia ocidental, espíritos, demônios e relata o caso de um ritual goético (um sistema de magia demoníaca) que deu errado. Na segunda parte, o convidado Antônio Augusto Fagundes Filho conta-nos sobre como foi a experiência de escrever o seu “Livro dos Demônios”, obra em que relata o que aprendeu durante suas visitas ao Inferno, missão esta que teria sido lhe dada por um anjo. Essas entrevistas representam parte do trabalho que o Ivan desenvolveu durante o seu mestrado em Ciências da Religião na PUC-SP, quando pesquisou sobre história e filosofia do ocultismo ocidental – mais especificamente as obras do mago inglês Aleister Crowley. O objetivo do programa é mostrar um pouco das referências e inspirações que serviram para a escrita do livro de terror “Até o Fim da Queda”, que será lançado ainda este mês pela Editora Draco. ATENÇÃO: este programa lida com temas que podem ser encarados como de ordem religiosa. Caso você não se sinta confortável com esta abordagem, recomendamos que não escute. >> 0h04min00seg Prelúdio >> 0h12min14seg Primeira Parte: Magia >> 0h45min40seg Segunda Parte: Demônios >> 1h33min00seg Música de Encerramento: “Year Zero”, da banda Ghost Links PRÉ-VENDA LIVRO “ATÉ O FIM DA QUEDA”, de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ VÍDEO BOOKTRAILER “ATÉ O FIM DA QUEDA” https://www.youtube.com/watch?v=TTVUaAgC7eM&list=UU6j8xyO_YTPtpoqnH_LYsdg COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 WORKSHOPS IVAN CURITIBA 24/01/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/curitiba-historia-da-arte-para-criativos-conceitos

Escutar agora
[AC160] Faixa Bônus 1 – Entrevista com Frater Goya

Faixa Bônus Nº 1 do AntiCast 160 – Sobre Magia e D

Escutar agora
[AC160] Faixa Bônus 2 – Entrevista com Antônio Augusto Fagundes Filho

Faixa Bônus Nº 2 do AntiCast 160 – Sobre Magia e D

Escutar agora
AntiCast 159 – Comentários de buteco, Boas e uma Manga

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Zamiliano, Thiago Grossmann e Felipe Ayres leem os comentários do último programa, apresentando novas iguarias culinárias e etílicas que os ouvintes apresentaram. Além disso, uma série de piadas sem sentido, a história de como a Globo foi vencida, o anúncio do Prêmio AntiCast 2014 (precisamos de vocês!) e a maravilhosa história de um aluno, uma prova e uma manga. >> 0h11min18seg Pauta principal (que é o mesmo que leitura de comentários) >> 1h44min08seg Qual é Boa? (copiando os chefes sempre que possível) >> 2h02min35seg Música de encerramento: “Manga Song”, do aluno Rafael COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 PRÉ-VENDA LIVRO “ATÉ O FIM DA QUEDA”, de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ VÍDEO BOOKTRAILER “ATÉ O FIM DA QUEDA” https://www.youtube.com/watch?v=TTVUaAgC7eM&list=UU6j8xyO_YTPtpoqnH_LYsdg WORKSHOPS IVAN CURITIBA 24/01/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/curitiba-historia-da-arte-para-criativos-conceitos

Escutar agora
AntiCast 158 – Comidas de Boteco

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Thiago Grossmann, Zamiliano, Júlia, Diego Miguel e Bolívar conversam sobre as melhores e mais cobiçadas especiarias de boteco! Saiba das particularidades de cada região, conheça as comidas de botecos internacionais, aventure-se no mexilhão vendido na praia, conheça o conceito de “podrão” e lute contra a gourmetização! >> 0h13min07seg Pauta principal >> 1h54min31seg Leitura de comentários >> 2h37min07seg Música de encerramento: “Break Anotha”, de Blake Lewis Links COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 Volta do Clichecast: faça perguntas para eles! http://ask.fm/rcliche PRÉ-VENDA LIVRO “ATÉ O FIM DA QUEDA”, de Ivan Mizanzuk http://editoradraco.com/2014/11/21/ate-o-fim-da-queda-ivan-mizanzuk/ Texto Top 5 influências para o livro “Até o Fim da Queda” http://blog.editoradraco.com/2014/11/top5-ivan-mizanzuk/ Envie sua história macabra/sobrenatural para pesquisaivan@gmail.com WORKSHOPS IVAN SÃO PAULO 17/01/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
AntiCast 157 – Precisamos falar sobre Interestellar

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara, Ricardo Cunha Lima, Leo Cunha Lima e Almir Mirabeau discutem sobre o última filme de Christopher Nolan, Interestelar. É bom? É ruim? Quais as semelhanças que ele possui com 2001? E com a Odisseia de Homero? Será um revival dos filmes clássicos de ficção científica? E principalmente: É BOM OU É RUIM? Spoilers, spoilers para todos os lados! Segurem-se! >> 0h08min52seg Pauta principal >> 2h04min08seg Leitura de comentários >> 2h40min41seg Música de encerramento: “How do I Deal”, de Jennifer Love Hewitt Links COMPRE A PRIMEIRA CAMISETA DO ANTICAST: “PREFIRO BAUDRILLARD” Masculina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-15259b-prefiro-baudrillard-masc.html?ct=&p=1&s=1 Feminina: http://lojahumanus.iluria.com/pd-1525cd-prefiro-baudrillard-fem.html?ct=&p=1&s=1 PRÉ-VENDA LIVRO “ATÉ O FIM DA QUEDA” (link em breve!) WORKSHOPS IVAN SÃO PAULO 17/01/15 História da Arte para Criativos https://eventioz.com.br/e/sp-historia-da-arte-para-criativos-conceitos-tecni

Escutar agora
Não Obstante #5 – Filosofia do Design – uma aposta pós-prometeica?

Neste programa, Marcos Beccari conversa com Daniel

Escutar agora
AntiCast 156 – Músicas que tenho vergonha de gostar

Olá, antidesigners e brainstormers! Neste programa, Ivan, Renan, Zamiliano, Ancara e Felipe abrem seus corações e confessam as músicas, bandas e artistas que curtem, mas que morrem de vergonha de admitir. Nem vou falar muito aqui para não dar spoiler.

Escutar agora