NEGRO DA SEMANA - Bradesco BRAVOZ #07 - Jair Oliveira e Antonio Pitanga

Transformar pessoas, crenças e a sociedade. O Bradesco, assim como eu, acredita que a arte é capaz de fazer isso. Ser agente de transformação é um dos motivos do Negro da Semana existir.⠀

Por isso o Bradesco e o Negro da Semana estão juntos no BRAVOZ, uma celebração da música e da arte no Brasil. Com o Bravoz, o Bradesco quer ser o parceiro do artista. Quer ajudar a transformar a sua arte em negócio.⠀

BRAVOZ é Encontro Bradesco de Vozes Brasileiras: um projeto multimídia que marca um encontro mensal, durante doze meses, entre dois artistas negros de diferentes segmentos.⠀

O conteúdo é compartilhado sempre no dia 20 de cada mês no Youtube, Instagram e IGTV do Bradesco, além de poder ser ouvido aqui no Negro da Semana, é claro, no Spotify e em todas as plataformas de streaming de áudio.⠀

Em cada encontro, uma conversa entre os artistas e eu. Um papo que pode, inclusive, trazer novas e exclusivas criações Vamos conversar, traçar um paralelo sobre o que suas vozes e expressões representam na coletividade e, individualmente, nas suas trajetórias.⠀

Bem vindos ao Negro da Semana BRAVOZ. Aproveite este encontro e esta potência de criatividades! Criatividade tá de sobra aqui, porque neste episódio a gente tem as presenças de Jair Oliveira e Antonio Pitanga.

O Jair Oliveira é cantor, compositor, produtor musical e ator. Impossível falar dele sem fazer esta menção: ele é filho do grande Jair Rodrigues, um dos pilares da música brasileira.

O Jair conquistou o Brasil como Jairzinho, quando estreou na música e no mundo artístico, aos 6 anos, como membro do grupo infantil Balão Mágico. Pra quem é novo demais pra lembrar, o Balão Mágico tinha um programa diário na TV Globo, vendeu milhões de discos, e fazia turnês pelo mundo.

Depois disso, Jair foi estudar Produção Musical na prestigiosa Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. Retornando pro Brasil, criou a produtora S de Samba, que cria pra TV, cinema e publicidade. Em 2000 ele consolidou sua carreira solo a partir do lançamento de Dis'ritmia, álbum repleto de suinge, drum'n'bass e composições de primeira.

De lá pra cá, já são 13 álbuns, incluindo o sucesso multiplataforma Grandes Pequeninos, projeto que conta com sua esposa, a atriz Tania Khalil; diversos álbuns e DVDs produzidos e a indicação para o Grammy Latino por seu álbum mais recente, Selfie.

Nós temos aqui também a presença da Antonio Pitanga, simplesmente um dos pilares da nossa dramaturgia.

O Antonio Pitanga tem 60 anos de carreira, mais de 65 filmes no currículo, além de diversas novelas, seriados e peças teatrais. Já trabalhou com diretores emblemáticos da história do cinema, como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Walter Lima Jr, entre outros.

Este grande ator integrou o elenco de O Pagador de Promessas, de 62, que é o único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro do Festival de Canne, na França.

Em 2017, foi tema do documentário Pitanga, dirigido por sua filha, Camila Pitanga e por Beto Brant. Em 2018, teve sua história contada pela escola de samba carioca Porto da Pedra, no enredo: Antonio Pitanga: um negro em movimento.

Já este ano, ao lado de sua filha, que é atriz, foi homenageado na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

E toda homenagem é extremamente justa a este grande artista, com uma vida inteira dedicada à cultura e que já trabalhou na Europa, na África, em Teerã e na América Latina. Realmente, um negro em eterno movimento.

Curta este episódio incrível.⠀

#AliadosPeloRespeito #BraVoz⠀

__⠀

Negro da Semana é Half Deaf.⠀
//⠀
Curta. Siga. Compartilhe:⠀
//⠀

►ME SEGUE:⠀


✽ NEGRO DA SEMANA:⠀
▸Instagram: https://www.instagram.com/negrodasemana/⠀

▸FanPage: https://www.facebook.com/negrodasemana/ ⠀

▸Twitter: https://twitter.com/negrodasemana ⠀

▸Podcast: https://smarturl.it/negrodasemana

▸Site: https://negrodasemana.com/⠀

✽ ALÊ GARCIA:⠀
▸Instagram: https://www.instagram.com/alegarcia/

▸Twitter: https://twitter.com/alegarcia ⠀

▸FanPage: https://www.facebook.com/alegarcia1707⠀

▸Site: https://alessandrogarcia.com